Personalizar os telefones celulares não é uma ideia nova. No entanto, até agora, a maioria das opções de personalização só lidava com mudanças estéticas, como o caso da cor. E se você pudesse realmente personalizar seu telefone e torná-lo exclusivo para você, desde a cor até os componentes no seu interior? Isso pode se tornar uma realidade com o Projeto Ara do Google, que foi criado para revolucionar a indústria de telefonia celular com as primeiras customizações de software disponíveis no mercado comercial.
Os telefones celulares de hoje são produzidos em massa para apelo ao maior número de pessoas – e para fazer o máximo de dinheiro possível. Por exemplo, a popularidade de sites de compartilhamento sociais como Facebook e Instagram fez com que os clientes desejassem fazer o upload de mais fotos e exigiu câmeras de maior qualidade em telefones. Como resultado, os fabricantes passaram mais tempo produzindo câmeras de celular aprimoradas, o que rendeu mais dinheiro. Outro exemplo, são os produtos de segurança da web: com smartphones cada vez mais populares e fontes primárias de conexão, mais empresas começaram a criar maneiras de manter a segurança online de clientes. Modificar as demandas dos clientes é o que atualmente guia o design e as funcionalidades criadas pelos fabricantes de celular.
Recentemente, os clientes começaram a requisitar a possibilidade de selecionar e escolher as características de seus telefones. Uma pessoa pode não tirar muitas fotos com seu telefone, mas precisa de mais vida útil da bateria, e assim iria optar por ter uma segunda bateria, em vez de uma câmera potente. Outro usuário pode preferir ter um espaço extra para expandir a memória do seu smartphone. Atualmente, não é rentável para os fabricantes de telefone atender aos pedidos individuais de design, mas o Google espera mudar isso.
O Projeto Ara do Google se esforça para oferecer uma fácil personalização para cada cliente. A ideia é ter um "esqueleto" de telefone celular com espaços para inserções que executam tarefas relacionadas com o telefone. Por exemplo, um elemento é uma câmara, um outro pode ser alto-falantes, e um outro pode ser um chip de memória. Cada inserção pode ser personalizada, de modo que o alto-falante pode ser bom para um rádio, ou bom para a música. Os clientes escolhem qual eles querem e constroem seus próprios telefones.
Quando os clientes constroem os seus próprios telefones, eles só selecionam os recursos que eles querem e não pagam por extras que não usam. Além disso, eles não precisarão comprar um novo telefone cada vez que um novo recurso tornar-se disponível, eles podem simplesmente atualizar um complemento. Outra vantagem importante de um telefone modular é que um cliente em uma área de baixa renda poderia começar com um telefone básico e acessível. Quando sua situação melhorar, ele pode atualizar seu telefone com melhores características, sem ter que comprar um novo dispositivo. Um dos objetivos do Projeto Ara é fazer com que o telefone modular seja tão amigável quanto possível. O cliente simplesmente conecta o complemento e está pronto para uso, sem nenhum conhecimento da tecnologia necessária.
Com mais e mais clientes solicitando opções de personalização para seus telefones, o telefone modular do Google pode ser a próxima grande sacada, e está pronta para revolucionar o mercado de smartphones e dar uma força para a sustentabilidade, com o aumento da vida útil do aparelho.
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…