Assistentes virtuais prometem simplicar a vida dos usuários

Os assistentes virtuais estão em smartphones e tablets com a promessa de simplificar a vida. E eles têm sido cada vez mais utilizados para auxiliar a organizar a rotina dos usuários, executando diversas funções como agendar compromissos, acesso a redes sociais, previsão do tempo, condições de trânsito, notícias e outras infinitas possibilidades.

E o que parecia improvável pode acontecer: conversar com seu smartphone! Para usar alguns recursos desses assistentes virtuais nem é preciso tocar na tela. Você pode fazer perguntas e receber respostas via comando de voz. Basta apenas falar a função desejada. Os mais conhecidos são o Google Now e a Siri, que já estão há algum tempo no mercado auxiliando o uso do Android e do iOS. Agora é a vez do Cortona, da Microsoft, com previsão de lançamento no dia 24 de junho.

Mas como será que estes assistentes virtuais realmente funcionam na prática? Analisamos o que há de melhor e de pior em cada um desses assistentes, mais precisamente no quesito comando de voz que é a grande novidade. Confira a seguir:

Siri

Um dos diferenciais é a boa performance para abrir aplicativos e ativar recursos do sistema como wi-fi e bluetooth com comando de voz. Porém o assistente virtual não é tão prático para acionar a função por voz. É preciso pressionar o botão home do iPhone e não é tão preciso. Outro ponto é que não tem versão em português.

Google Now

É possível ativar a função de comando por voz a qualquer momento, sem a necessidade de ter que acionar qualquer botão.  Ele também tem a versão em português. Um ponto desfavorável é que recursos como wi-fi e bluetooth não conseguem ser ativados por voz.

Cortona

As funcionalidades são semelhantes ao Google Now e também realiza diversas funções solicitadas pelo usuário, como a Siri. Só que o Cortona vai além. Ela informa automaticamente itens relacionados à experiência de uso, como resultados de jogos de futebol dos quais o usuário é fã. A desvantagem é que ainda não tem uma versão em português. 

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…