Depois da notícia do app falso com vírus de Pokémon Go, outro aplicativo foi identificado como malicioso pela análise do time de segurança do dfndr, o principal aplicativo antivírus do Brasil: o Recarga TIM.
Batizado de Tim.AndroRat, o malware parece ser idêntico ao app original da da empresa telefônica que realiza recarga de cartões pré-pagos pelo celular, mas acessa dados e funções sigilosos do usuário.
Leia também: dfndr detecta vírus que se passa por Pokémon Go
Segundo os especialistas de segurança do dfndr, o hacker responsável pela criação do malware removeu parte do código, para fazer com que o APK tivesse um tamanho menor e fosse mais fácil de ser disseminado. Além disso, ao executar o app, ele apresenta a mesma tela da versão original, sendo facilmente confundido pelos usuários.
O Tim.AndroRat permite o acesso a quase todas as informações do dispositivo do usuário: mensagens de texto, chamadas, localização, fotos e tudo que estiver armazenado. Outro perigo deste malware é a possibilidade do hacker executar funções dentro do seu aparelho, como instalação de outros apps, envio de SMS, chamadas e muitas outras.
No fim, é válido lembrar que a melhor forma de evitar que seu Android seja infectado com apps maliciosos como esse é realizar downloads apenas em lojas oficiais. Segundo os especialistas, 90% das infecções desse tipo de vírus são feitas justamente por esse marketing alternativo.
Vale lembrar também que manter um antivírus de confiança sempre atualizado também é uma boa forma de prevenir e proteger o seu celular.
A revolução da inteligência artificial trouxe inúmeros benefícios para o nosso dia a dia —…
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…