Você já deve ter notado em feiras e eventos que muitas empresas e profissionais estão adotando o uso dos QRs Codes em crachás, cartões de visitas e em outras formas de aplicação. À primeira vista lembram muito os tradicionais códigos de barra que encontramos em prateleiras de supermercados e lojas.
Os QR Codes são pequenos códigos que armazenam informações variadas que podem ser lidos por dispositivos móveis (smartphones e tablets com câmera) que tenham instalados os aplicativos específicos para a leitura.
É possível criar seu próprio QR Code. Há diversas opções de programas que podem ser instalados no PC e sites que oferecem a geração dos códigos gratuitamente.
Todos os dados coletados são enviados a uma página especifica do QR Code. É neste momento que o usuário pode ser direcionado a sites de conteúdos pornográficos, de roubo de dados e ainda de códigos maliciosos (malwares).
Em geral, este tipo de tecnologia é seguro. Mas são necessários alguns cuidados. A principal dica é utilizar QR Codes de meios de comunicação mais conhecidos. Caso não seja possível, confira algumas dicas para evitar ataques:
Tomadas as devidas precauções, você pode cair no mundo de possibilidades de comunicação que os QR Code podem oferecer.
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…
Você já ouviu falar em Zero Trust? O termo, que significa “confiança zero”, é uma…
O cenário da segurança digital está mais desafiador do que nunca para usuários de…
As fraudes digitais direcionadas ao popular sistema de pagamento Pix do Brasil aumentaram drasticamente nos…
O avanço da tecnologia e, especialmente, da inteligência artificial (IA) está transformando o cenário da…
A XP Investimentos, uma das maiores corretoras do Brasil, confirmou um incidente de segurança que…