Saiba como compartilhar internet com outro celular

Aprenda a dividir a internet do seu smartphone com outro aparelho em poucos passos

A internet se tornou um veículo de comunicação muito utilizado entre os brasileiros. Uma única rede Wi-Fi, por exemplo, é capaz de compartilhar internet com diferentes aparelhos simultaneamente.

As conexões 3G e 4G não ficam atrás. Poucas pessoas sabem, mas o pacote de dados móveis fornecido pelas operadoras também pode ser compartilhado, e sem nenhum custo adicional. Para isso, você só precisa transformar o seu telefone em um roteador.
Confira o passo a passo para compartilhar internet com outro celular de forma segura!

Como compartilhar internet usando iOS

Acesse as Configurações do aparelho e selecione a opção Celular. Em seguida, toque em Acesso Pessoal e ative a função Acesso Pessoal.

Como compartilhar internet usando Android

O passo a passo para ativar o compartilhamento de internet no sistema Android pode variar de modelo para modelo. Por isso, separamos os mais comuns.

Acesse as Configurações do aparelho e procure pela opção Mais, Mais redes ou Conexões. Em seguida, toque em Roteador WiFi ou Ancoragem e Roteador WiFi. Por fim, ative a função Roteador WiFi ou Roteador WiFi portátil.

Dicas do especialista:

Segundo Emilio Simoni, Diretor do DFNDR Lab – laboratório especializado em segurança digital – mesmo que a opção de compartilhar internet dependa da permissão dos usuários e solicite senha de acesso, há outras medidas de segurança essenciais que precisam ser tomadas para proteger o celular.

– Compartilhe sua internet apenas com uma pessoa por vez, assim você sabe exatamente quem está usando a sua rede;

– Sempre que finalizar um compartilhamento de conexão, desative imediatamente a função roteador e troque a senha de acesso;

– Dê preferência para senhas com, no mínimo, 8 caracteres. E combine letras minúsculas e maiúsculas, números, símbolos e sinais, como Ps4fe1*5BR;

– Tenha um aplicativo de segurança instalado no celular e faça verificações de vírus antes e depois de compartilhar internet com alguém. O DFNDR Security, antivírus exclusivo para Android, por exemplo, disponibiliza ferramentas de proteção de internet: Bloqueio de Hackers e WiFi Check.