Categorias: Cibersegurança

Dicas de como você pode economizar na hora de imprimir

Os gastos com papel são um dos principais motivos de desmatamento no mundo. Não se pode negar que esse material é essencial no cotidiano de grande parte da população, mas há maneiras de evitar seu desperdício. Confira as dicas a seguir e faça a sua parte. O desperdício de papel gera impacto não somente no desmatamento, mas também no gasto de energia e de água.

Alterar as margens

A margem é o espaço em branco vazio que está em torno de texto impresso. Sua existência é em grande parte estética, embora ele possa garantir que o polegar não cobrirá qualquer texto na página. A maioria das impressoras pode lidar com margens mais apertadas do que o padrão e reduzir as margens permitirá que o usuário adicione mais palavras à página, que por sua vez diminui o tamanho do trabalho de impressão. As margens são geralmente ajustadas na configuração de página ou seção Preferências de impressão de um editor de documentos, como o Word.

Diminuir o tamanho da fonte e espaçamento

Fazendo texto menor em um documento reduz o número de páginas que o usuário precisa para obter o seu material impresso. Editores de documentos modernos normalmente usam uma fonte de 11 pontos ou 12 pontos, mas letras como tamanhos de 9 ou 10 pontos também podem ser confortáveis para a leitura.

O usuário também pode tentar reduzir o espaçamento entre parágrafos. Por padrão, a maioria dos documentos é organizada com uma única linha entre os parágrafos, mas o usuário pode usar a formatação de parágrafos para reduzir o espaçamento.

Escolhendo a fonte certa

Uma maneira fácil de economizar tinta é escolher a fonte certa. O antigo blog Printer, especializado em impressão, realizou há alguns anos uma série de testes para descobrir uma alternativa mais econômica. A análise utilizou a popular Arial como ponto de partida e pôs à prova o consumo de tinta para usuários domésticos (25 folhas por semana) e comerciais (100 folhas semanais).

Para a surpresa geral, o estudo revelou que a Century Gothic é a letra que menos gasta na hora de imprimir, consumindo cerca de 30% a menos do que a Arial. Isso resultaria, na prática, uma economia de US$ 20 anuais em uso comum e US$ 80 para consumo empresarial. 

A Ecofont ficou em segundo lugar. Ela é uma fonte projetada especificamente para reduzir o gasto de tinta. A Times New Roman ficou em terceiro lugar. Outra fonte que pode ser utilizada é a Ryman Ecofont, que cria personagens com um par de traços finos ao invés de uma linha sólida. O resultado é um texto legível que usa menos tinta.

A impressão duplex

Usar a opção impressão duplex em sua impressora é uma excelente maneira de economizar papel. Ela utiliza ambos os lados da folha, o que significa que o relatório do usuário vai exigir metade do número de páginas como que de outra maneira. Combine isso com margem e mudanças de tamanho da fonte, e o usuário poderá reduzir drasticamente a quantidade de papel necessária para um determinado relatório, por exemplo.

A opção Duplex, se estiver disponível, é normalmente ativada na seção Preferências da impressora. O usuário também pode transformar o padrão em duplex para todos os documentos, alterando as configurações de uma impressora em Impressoras e menu Dispositivos (no Windows).

Se algum usuário achar que a sua impressora não suporta duplex, ou apenas suporta duplex manual, isso significa que este usuário terá que pegar cada folha de papel e, em seguida, colocá-la novamente na impressora.

Só imprima o necessário

Uma enorme quantidade de papel é desperdiçada a cada ano. Se o usuário imprime muitos rascunhos, ele pode experimentar utilizar o verso do papel nas próximas vezes. Em um escritório, por exemplo, os funcionários podem experimentar informatizar relatórios, fichas e documentos com softwares aplicativos e certificados digitais para agilizar a burocracia e diminuir o gasto de tempo e de papel.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás