Categorias: Mercado

Semicondutor para smartphones é extraído de plantas

Um elemento químico precioso para os smartphones, o germânio (Ge na tabela periódica) funciona como semicondutor e foi extraído a partir de plantas por cientistas na Alemanha. Fora atender a indústria eletrônica na construção de semicondutores, é utilizado na fabricação da fibra ótica e de dispositivos de visão noturna. Por ter um preço elevado, é frequentemente substituído por outros materiais.

Recarregue seu celular na planta de casa

O germânio está presente nos minerais germanita, ranierita, carvão, argirodita, entre outros, mas sua extração só é rentável nos dois primeiros. Sua forma em óxido é a mais comum, o óxido de germânio (GeO2), extraído do zinco e do carvão. É um metal sólido, duro, cristalino, lustroso e quebradiço, transparente no infra-vermelho, é um semicondutor utilizado em transistores de smartphones por ser capaz de transportar cargas elétricas de maneira extremamente rápida.

Agora, cientistas da Universidade de Freiburg, na Alemanha, descobriram uma forma de facilitar sua extração da natureza, utilizando plantas comuns como girassóis, milho e capim-amarelo. Por meio de mineração de plantas, os cientistas podem recolher as reservas de germânio acumuladas por processos fisiológicos normais. Isso devido às características do solo e água da região da universidade.

Para obter o germânio acumulado, os cientistas pretendem usar bactérias para provocar a fermentação e, assim, poder mobilizar o germânio. As plantas utilizadas para a produção de germânio podem ser reaproveitadas para biogás, fechando o ciclo de viabilidade econômica.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás