Software LiveLight corta partes irrelevantes de vídeos

Fazer vídeos está ao alcance de todos. E cada vez mais gravarmos momentos da vida através de smartphones, tablets, câmeras e outros equipamentos. Com o grande volume de gravações, os minutos se estendem pelas imagens. Por isso, editar o conteúdo tornou-se fundamental.

Foi pensando nisso que pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, criaram um algoritmo capaz de pegar determinado vídeo e automaticamente apagar as partes irrelevantes, deixando apenas aquilo que interessa.

O sistema foi desenvolvido por Eric Xing e Zhao Bin. O LiveLight, nome de batismo do software, funciona por meio da criação de um dicionário de padrões que tenta identificar mudanças ou algo incomum nas imagens.

O vídeo de demonstração feito pelos criadores destaca uma criança brincando com um iPad durante dois minutos. Com a tela dividida entre o vídeo na íntegra e o editado pelo software, nota-se que as partes que seriam menos interessantes aos olhos do pai são cortadas. Apenas os trechos com maior destaque permaneceram.

Os pesquisadores chamam o sistema de tempo quase real, porque o algoritmo leva algumas horas para ser executado num computador convencional. Com um sistema superpoderoso, o LiveLight pode terminar em poucos minutos. Quando encerra a edição, o usuário ainda pode adicionar ou remover trechos para ter um resultado final mais completo.

O software poderia ajudar a polícia a investigar um crime, de acordo com os pesquisadores. Câmeras de segurança gravam por horas e horas. Nesse caso, o LiveLight entra para cortar as partes irrelevantes e prioriza momentos como, por exemplo, alguém andando pelo quadro de filmagem ou um aumento no movimento da área.

Como o programa necessita de uma máquina potente, ainda não há previsão de quando começará a ser comercializado. Xing e Zhao acreditam que a tecnologia chegará aos smartphones. Para eles, seria um sucesso entre os usuários de dispositivos móveis.

 

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…