Um aplicativo malicioso para Android está infectando milhares de celulares em todo o mundo, inclusive no Brasil. O trojan foi identificado por pesquisadores de segurança e batizado como Trojan-SMS. AndroidOS.FakeInst.ef, criado originalmente, para o mercado russo e que já afeta pelo menos 60 países.
O malware está disfarçado como um app capaz de disfarçar a tela do smartphone para assistir a conteúdos pornográficos. Logo após a instalação, a aplicação pede para que o usuário concorde com os termos de uso e confirme o número do celular por meio de uma mensagem de texto. Quando autorizada, a ação abre espaço para a instalação da praga.
O vírus tem acesso total às mensagens de texto do celular, podendo, até excluir e respondê-las. Assim, o vírus envia SMS aos contatos listados no telefone, além de replicar mensagens com custo de US$ 2 (R$ 4,46), cada.
Toda a ação é silenciosa e imperceptível para o dono do aparelho. Assim, a grande maioria só percebe a presença do vírus depois de um prejuízo considerável ou quando é avisado por um amigo.
O FakeInst foi detectado pela primeira vez em fevereiro de 2013. Desde então, ele ganhou pelo menos 14 versões. O falso app não está disponível na Google Play Store.
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…
Você já ouviu falar em Zero Trust? O termo, que significa “confiança zero”, é uma…
O cenário da segurança digital está mais desafiador do que nunca para usuários de smartphones.…
As fraudes digitais direcionadas ao popular sistema de pagamento Pix do Brasil aumentaram drasticamente nos…
O avanço da tecnologia e, especialmente, da inteligência artificial (IA) está transformando o cenário da…
A XP Investimentos, uma das maiores corretoras do Brasil, confirmou um incidente de segurança que…