Apps usados na psicanálise viram polêmica

Um aplicativo lançado em março, nos Estados Unidos, vem causando polêmica entre usuários e especialistas. Segundo os seus criadores, o Talkspace tem como proposta conectar pessoas que buscam atendimento terapêutico com profissionais renomados da psicanálise.

Utilizando-se do Whatsapp criptografado, a ferramenta permite que paciente e um dos terapeutas licenciados conversem via mensagens instantâneas, o que elimina várias etapas do processo tradicional. Basta baixar o aplicativo, escolher um nome de usuário e digitar a primeira pergunta. Pronto, começou a terapia.

Para profissionais da área aqui no Brasil, a nova plataforma é vista como uma ferramenta superficial. “O aplicativo pode até servir para uma situação emergencial, mas não pode ser encarado como uma terapia”, crítica o psicólogo humanista Eduardo Araújo.

Os criadores do aplicativo se defendem com a ideia da democratização do acesso ao tratamento. “É uma loucura que algumas pessoas ainda não tenham acesso à terapia hoje em dia”, defende Oren Frank, fundador da empresa juntamente com sua esposa, Roni Frank, em 2012. "Nossa visão foi transformar um produto que atende a apenas 1% da população em algo disponível para todos”, afirma Oren Frank.

Essa visão começou como plataforma baseada na web chamada Talktala, mas a empresa mudou seu nome para Talkspace. O aplicativo oferece ilimitada quantidade de textoterapia para adultos, com vários níveis de preços: os assinantes pagam 49 dólares para uma semana, 99 dólares por um mês, ou pouco mais de 620 dólares por um ano de terapia.

Por enquanto, o aplicativo só é compatível na versão iOS, o que é um enorme aspecto limitador de adesão por parte dos usuários, pelo menos aqui no Brasil.

 

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…