O fim do ano vai chegando e com ele a curiosidade e expectativa pelo lançamento do Android L, a nova versão do sistema operacional do Google. E enquanto ele não surge no mercado, o que não falta é novidade sobre o que a plataforma vai oferecer a partir de agora.
Qual o melhor sistema operacional móvel?
Algumas divulgações podem ser apenas boatos. Outras estão confirmadas. Uma das novidades que ainda não foram garantidas pela empresa é a possibilidade de baixar prévia de aplicativo para saber se ele realmente agrada. O usuário teria acesso a uma pequena amostra do que está prestes a adquirir.
Ou seja, aquela história de baixar um app e se arrepender poucos segundos após abri-lo pode estar chegando ao fim. A ideia por trás deste recurso é economizar tempo, internet e bateria. Se ele não aparecer no Android L, pode surgir em versões futuras.
Uma ferramenta adotada pelo Google em sua nova versão de sistema operacional é a de multijanelas. Com ela, é possível ter dois aplicativos abertos ao mesmo tempo dividindo espaço na tela. Em tablets de 10 polegadas da empresa, como o Tab S, é possível ter até quatro aplicativos abertos lado a lado.
A novidade já foi incorporada pela LG em seus últimos lançamentos, e parece que o Google também está querendo seguir o mesmo caminho. Alguns rumores alegavam que a empresa trabalhava em um conceito similar para o Android L em tablets. O usuário poderá arrastar um aplicativo de um lado para o outro podendo deixar cada um ocupando metade da tela.
A linha Nexus é uma das preferidas dos usuários que gostam de utilizar o Android da forma que foi projetado pela Google. O problema é que os aparelhos contam com alguns problemas que incomodam quem os utiliza.
Um desses problemas é a bateria, principalmente no Nexus 5, que perde desempenho por causa de um defeito relacionado à câmera do smartphone, que quando acionada acaba drenando boa parte da carga disponível no aparelho.
O defeito não atinge todos os modelos do Nexus 5, mas está presente em boa parte dos aparelhos. Neste sentido, o Android L promete corrigir o defeito que atormenta alguns donos do aparelho. A nova versão deve trazer características capazes de melhorar o desempenho da bateria do smartphone, uma das principais reclamações dos donos do Nexus 5.
O Google também já deu o sinal verde para que desenvolvedores comecem a criar seus aplicativos em 64-bits, com o objetivo de deixar tudo pronto para o lançamento da nova versão. Isto vem com a chegada de uma nova imagem de emulador para Android L, o que confirma que a próxima versão do Android estará realmente pronta para um mundo móvel em 64-bits.
Embora já banal no ambiente de trabalho, a arquitetura CPU de 64 bits não é tão difundida em dispositivos móveis, especialmente em produtos de consumo. Tal mercado só pegou embalo quando a Apple revelou seu próprio chip A7 64-bits com o iPhone 5S no ano passado.
A equipe do site Sam Mobile divulgou um vídeo de oito minutos mostrando a interface Android L no Samsung Galaxy S5. Assista.
Confira também novas imagens do sistema operacional:
A revolução da inteligência artificial trouxe inúmeros benefícios para o nosso dia a dia —…
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…