Categorias: Mercado

Usuários do Orkut migram para a rede social russa VK

Os chamados órfãos do Orkut estão buscando alternativa após o fim da rede social que marcou uma geração no Brasil. Alguns desses usuários estão migrando para o VKontakte, popularmente chamado de VK, a maior rede social da Rússia. Ela já conta com 100 milhões de usuários em todo o mundo que a utilizam, também, para protestar contra o monopólio do Facebook.

A rede social russa já tem quase 200 mil brasileiros e cerca de 20 comunidades em português, a maioria sobre futebol ou que fazem menção à condenada rede do Google, como a "Sobreviventes do Orkut".

O site, criado por Pavel Durov, dono da empresa Doraview Limited, está disponível em 70 idiomas. Ele teve um começo parecido com o do Facebook, que foi acessado primeiro por grupos de universidades russas há seis anos. Em quatro meses, a página já tinha mais de 100 mil pessoas cadastradas e, em menos de um ano, o número já passava e um milhão.

Como funciona o VK:

O site tem páginas que podem ser personalizadas. O usuário posta qualquer tipo de arquivo no seu feed, além de interagir com amigos em grupos específicos. A função "Opiniões" permite que se comente algo sobre um amigo, de forma aberta ou anônima, podendo postar um pensamento pessoal sobre aquela determinada pessoa.

Outra função é "Ofertas", que serve para anunciar alguma coisa a muitas pessoas ou convidar uma pessoa a fazer algo em conjunto.

A rede social também tenta ser um tirador de dúvidas, por meio da função "Questions". Nela, o internauta faz uma pergunta e os amigos que tiverem online e souberem a resposta podem ajudar.

Outro atrativo do site é a opção de ouvir músicas direto pelo site (lembrou do Myspace?). Já o "Applications" tem ferramentas extras, como chats e games em Flash API.

O site conta com um menu completo do lado esquerdo, onde o dono do perfil pode encontrar informações da conta, amigos, mensagens, notícias, fotos, vídeos, músicas e configurações.

Como cadastrar e abrir um perfil no VK:

O cadastro é simples: basta acessar o site, inserir nome, sobrenome e sexo, e clicar em “sign up”. Em seguida, é só escolher país e cidade e cadastrar um número de telefone celular para receber uma confirmação e aproveitar todo ambiente da rede social.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás