Categorias: Mercado

Wikipedia altera sua política de edição de arquivos

A Fundação Wikimedia, que mantém a enciclopédia Wikipedia, está tomando uma série de atitudes para frear a ação de empresas de relações públicas especializadas em editar e influenciar o conteúdo dos artigos. A empresa anunciou que passará a cobrar destas empresas para que elas possam editar conteúdo.

Um porta-voz da fundação disse que as mudanças têm como objetivo abordar um sentimento entre os editores voluntários, promovendo a ideia de que o site não é um serviço de publicidade, e sim uma enciclopédia.

Em um post recente em seu blog, a companhia afirmou que a prática de tentar manipular o texto para determinadas propagandas ou para influenciar as pessoas de alguma forma pode abalar a confiança dos voluntários e leitores do site. Por isso, a fundação está tomando precauções para evitar esse dano, mantendo intacta a confiabilidade da Wikipedia.

Uma série de regras passará a ser aplicada. Em casos extremos, quem entrar para editar secretamente os artigos poderá responder na Justiça por seus atos. A fundação adotou uma lista de perguntas mais frequentes que acompanha as novas regras, para deixar claro o que pode e o que não pode fazer. O Wikipedia chega até a citar orientações da Comissão Federal de Comércio.

Muitas empresas de relações públicas chegaram a se defender das acusações, dizendo que seus anúncios não tinham qualquer ligação com a Wikipedia. No ano passado, a fundação disse que várias centenas de contas podem ter sido usadas para criar conteúdo, “enganando” os outros editores sobre suas verdadeiras identidades. A empresa denominou esses falsários como “um grupo de escritores contratados”.

A tendência é que o Wikipedia limite cada vez mais a edição de textos, cobrando identificação de seus colaboradores. Isso porque a fundação considera que a contratação de autores pagos pode prejudicar ou ameaçar o caráter livre e colaborativo da enciclopédia.

Uma forma de saber se o conteúdo da Wikipedia é confiável é analisar as fontes que a própria fundação coloca em cada referência. Mas, claro, uma segunda pesquisa sempre é uma boa opção para comparar as informações e descobrir se aquele texto está correto. 

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás