rp_mac-tip-dica_2014-05-06.jpg

Como manter seu Mac seguro com 5 dicas PSafe

As cinco dicas a seguir vão ajudar a tornar seu Mac infalível contra hackers ou outras falhas de segurança.

Para muitas pessoas, a sua vida pessoal ou de negócios gira em torno de seu Mac. Enviar e-mails, organizar horários e navegar na web são atividades que a maioria de nós faz diariamente, independentemente da profissão. Com isso, é uma ótima ideia manter o seu Mac o mais seguro possível.

Em comparação com o Windows, o Mac é um sistema operacional mais seguro, pois é mais difícil de invadir. Isso não significa que os Macs sejam completamente seguros. A Apple é conhecida por raramente lançar atualizações de segurança, em comparação com a Microsoft, o que significa que os usuários da Apple têm mais responsabilidade pessoal em relação à segurança do seu computador.

As cinco dicas a seguir vão ajudar a tornar seu Mac infalível contra hackers ou outras falhas de segurança.

Vigilância: fique em dia com as atualizações de segurança

Manter o seu Mac atualizado com correções de segurança é fácil. No menu Apple, vá para Preferências do Sistema e, em seguida, App Store para verificar se há atualizações automáticas. Neste menu, você terá a opção de baixar atualizações recentemente disponíveis em segundo plano, o que é muito conveniente, já que você pode continuar a usar o seu Mac como faria normalmente, enquanto ele está sendo atualizado.

Atualização: mude para o OS X Mavericks

A atualização grátis para o OS X Mavericks da Apple pode ser baixada aqui. Você também pode clicar em "Atualização de Software" através do menu Apple. A atualização é de cerca de 6 GB e vai levar algum tempo para baixar e instalar, mas vale a pena. OS X Mavericks melhora várias vulnerabilidades de segurança da atualização anterior, proporcionando uma plataforma mais resistente e à prova de falhas.

A Apple diz que OS Mavericks tem mais de 200 novos recursos. Alguns incluem suporte de dispositivos de terceiros, teclado na tela, dock scanning e customização de closed caption. O mais importante de manter o seu Mac seguro é que ele aumenta a eficiência do Safari, permite respostas de certificação mais eficientes, e faz com que os plugins do Adobe, Silverlight, QuickTime, Java sejam mais confiáveis e seguros.

Prudência: desabilite o Java

O Java é ótimo para jogar jogos online ou para visualização de sites elaborados, mas não é uma ferramenta de navegação essencial. O Java realmente fornece várias falhas de segurança dentro de sua experiência de navegação, tornando mais fácil para hackers entrarem em seu Mac. O Java é desativado por padrão na atualização do Mavericks acima, mas outros usuários podem desativá-lo manualmente, abrindo Chrome, digitando ‘chrome://plugins’ na barra de endereços e clicar em desativar o Java na lista abaixo.

Proteção: utilize uma suite de segurança para Mac

Manter o seu Mac seguro pode ser fácil com uma suite de segurança. Considerando que os métodos controlados pelo usuário acima são muito úteis, suites de segurança podem fornecer uma solução melhor para prevenir spyware, hackers ou outros exploits de danificar o seu Mac.

O PSafe Total dispõe de um cleaner para limpar o espaço e aumentar o desempenho, além de um desinstalador fácil de aplicativo. Talvez o mais importante do ponto de vista de segurança, é que o Web Shield garante que a multiplicidade de riscos na web não afete o seu Mac.

Suite de segurança como o PSafe Total também é útil para mostrar as informações do seu computador e como o sistema operacional do seu Mac está executando. Isso pode lhe dizer se você precisa atualizar para o OS X Mavericks, que fornece várias correções de segurança por conta própria. Além disso, certifique-se de fazer backup dos dados com certa frequência, no caso de seu Mac ser hackeado.

Ação: execute um programa antivírus

Muitos usuários de Mac têm a ideia errada de que seu Mac é infalível contra os vírus. No entanto, a equipe de segurança do Google provou que isso é um engano depois de vários testes. Por isso, é importante executar um programa antivírus rotineiramente como medida de precaução, mesmo que as chances do seu Mac experimentar um vírus ou hackers sejam mínimas.

Um programa antivírus de qualidade irá detectar a entrada de vírus e malware. Isso significa que ele vai desativar a rota de entrada usual para estas ameaças indesejáveis??, e pará-los em suas trilhas antes mesmo de começar a atacar o seu Mac.

Usar as cinco dicas acima ajudará a garantir que o seu Mac permaneça seguro. Se ficar ligado com as atualizações, desativar java, ter uma suite de segurança, e, frequentemente, executar um programa antivírus, será quase improvável que o seu Mac seja invadido por hackers ou malware.