header-badads

Alerta: não caia nessa!

Propagandas mentirosas de vírus circulam na internet

Alguma vez você já recebeu do nada um aviso como esse abaixo dizendo que o seu celular está com vírus? Se sim, você pode ter sido alvo de um esquema de propagandas mentirosas que circula na internet. Fique atento e continue lendo para entender como isso funciona e como pessoas mal intencionadas estão fazendo fortuna com o golpe.

badad_MENOR1
Como funciona

Sabe o golpe de sequestro falso? Alguém liga para a sua mãe dizendo que te sequestrou e exige dinheiro pra te soltar e, na verdade, é tudo enganação. Pois bem, esse esquema de propaganda mentirosa é igual. Eles jogam na sua cara um aviso dizendo que seu telefone tem vírus e que pra você se livrar dele vai ter que instalar um app. Botam medo em você e, se você não estiver atento, já era. Essas pessoas ganham dinheiro cada vez que você clica nesses avisos.

Nós lutamos contra essa prática

Essas propagandas mentirosas fazem você instalar um monte de apps diferentes, inclusive o PSafe Total. Por que? Porque todos os aplicativos usam redes de propaganda online para se divulgar. Nós enviamos as nossas propagandas para essas redes mas, sem que a gente saiba, elas trocam nossos anúncios por esses avisos de vírus.

Aí é só esperar que os internautas desavisados cliquem para depois apresentar a fatura pra gente aqui na PSafe pagar. Só para se ter uma ideia, a PSafe conseguiu recuperar 250 mil dólares no ano passado caçando esse golpe contra a gente e contra os nossos usuários. Veja a diferença entre as nossas propagandas verdadeiras e as falsas que eles usam no golpe:

Propagandas falsas:

Propagandas verdadeiras:

Por que lutamos contra isso?

Porque você e todo mundo deletaria na hora um aplicativo depois de ter sido enganado por uma propaganda falsa dessas. Nós não queremos isso pelo simples fato de que a PSafe só pode continuar existindo e distribuindo apps de alta qualidade de graça se tiver muitos, milhares, milhões de usuários que usam nossos produtos porque gostam deles, porque nossos produtos ajudam a solucionar problemas da vida digital de todos. Essas propagandas fazem exatamente o contrário: elas atrapalham a vida digital dos nossos usuários.

Tamo junto

Se você receber um aviso falso desses, por favor, ajude a gente a combater esse golpe. Faça uma captura (print) da sua tela com o golpe, copie o endereço (URL) que apareceu na loja Google Play e envie um e-mail para atendimento@psafe.com com tudo isso. Assim nós conseguimos identificar e punir os responsáveis o mais rápido possível.

Quer saber ainda mais?
Veja essa matéria publicada no G1 pelo jornalista Altieres Rohr: http://g1.globo.com/tecnologia/blog/seguranca-digital/post/anuncios-promovem-aplicativos-mentindo-sobre-virus-no-celular.html