Bullying Online – Conheça 3 apps para proteger as crianças

Reunimos três aplicativos que são aliados do pais na hora de proteger as crianças do Bullying Cibernético, prática que vem aumentando assustadoramente

Pessoas que cometem bullying existem em todas as etapas da vida, seja no recreio da escola até um chefe que agride verbalmente seus funcionários. Na última década, surgiu um novo tipo de abuso: o bullying cibernético. Estes abusadores utilizam as vantagens da internet, como redes sociais, fóruns e chats para intimidar suas vítimas.

O bullying cibernético é uma epidemia crescente. A ONG ChildLine, um serviço 24 horas de conselhos para crianças e adolescentes, registrou o crescimento de 87% no atendimento a esse tipo de caso entre 2012 e 2013. Estima-se que metade dos adolescentes já praticaram ou foram vítimas deste tipo de bullying.

Mobicip

Os adolescentes gastam em média, até sete horas diárias comunicando-se com outros em seu computador ou smartphone. Durante este tempo, pode-se encontrar uma grande variedade de sites em que pessoas cometem bullying, como Facebook, Kik e Ask.fm. Estes são todos sites onde o anonimato pode ser utilizado para intimidar.

Um aplicativo popular que pode impedir que os meninos e adolescentes visitassem estes sites é Mobicip. Este aplicativo inclui uma grande variedade de características, tais como a capacidade de bloquear algumas categorias de páginas Web (tais como redes sociais), impor limites de tempo e monitorar relatórios de atividade. Os três níveis de restrição – escola primária, escola intermediária e secundária – diminuem em proeminência na medida em que seus filhos crescem, para que possam experimentar a internet com segurança sem ser bloqueados completamente.

GoGoStat

Pais frequentemente perguntam por que seus filhos sentem a necessidade de utilizar sites como Ask.fm. Segundo peritos, tem a ver com a necessidade de aceitação tão presente na adolescência.

Um aplicativo como GoGoStat não tenta eliminar o desejo de um menino de utilizar estes sites. Em troca, fiscaliza seu uso, indo mais à frente na investigação, monitorando seu uso da rede. Ele também notifica os pais cada vez que seu filho recebe uma mensagem sugestiva ou ameaçadora, mostrando a idade e a localização de qualquer potencial amigo do Facebook. Além disso o aplicativo conta com um "botão de pânico" que envia um relatório à polícia em caso de emergência.

STOPit

STOPit é um excelente aplicativo que permite às crianças e seus pais falar abertamente sobre abuso On-line. O aplicativo permite aos meninos reenviar mensagens de abusadores cibernéticos a adultos de confiança, ao mesmo tempo que notifica ao abusador que sua mensagem foi enviada a uma autoridade. Isto é com a esperança de prevenir um comportamento similar no futuro.

Além destes três aplicativos, uma suíte de segurança como PSafe Total para Android é fundamental, uma vez que ela pode bloquear SMS e chamadas de um número suspeito. O bullying cibernético é um problema importante na sociedade atual, mas felizmente, aplicativos como estes estão disponíveis para ajudar na prevenção.