App para Copa – Conheça aplicativos essenciais para os torcedores

Veja nesse post alguns aplicativos que podem ajudar os torcedores durante a Copa do Mundo no Brasil

Taça da Copa do mundo e bola oficial no gramado do  Maracanã

A tecnologia pode ajudar – e muito! – na mobilidade e segurança dos milhares de torcedores estrangeiros e brasileiros que se movimentarão pelas 12 cidades-sede durante a Copa do Mundo.

Uma das iniciativas recém-lançadas é o Liga, um aplicativo para IOS que reúne relatos dos usuários sobre questões relacionadas à segurança de diferentes destinos.

O Liga funciona como uma espécie de rede social e é totalmente colaborativo. Com o aplicativo é possível ter informações sobre diversas situações que podem comprometer sua segurança, como condições de trânsito, acidentes, emergências, bloqueios, protestos, atos de vandalismo e até relato de crimes.

Ele disponibiliza também uma função chamada “Queridos amigos” na qual é possível se conectar com amigos e familiares que podem acompanhar ao vivo suas localizações e comunicar se estão numa situação tranquila ou se passam por alguma emergência.

EU-FISCAL

Já a ideia do Colab.re é tornar os usuários fiscais de serviços públicos durante a Copa do Mundo, como condições de arenas, aeroportos, metrôs, ônibus e táxis.

Para relatar algo, basta acessar o aplicativo e selecionar a categoria “Copa do Mundo”. É possível postar o local, relato e foto do problema que vai desde o transporte público superlotado ou danificado ao cambista em estádio. Imediatamente a informação é disponibilizada a outros usuários, que podem apoiar e compartilhar o problema, e até encaminhar pelo próprio aplicativo aos órgãos públicos competentes.

As iniciativas do Liga e do Colab.re criam um novo canal de comunicação do governo com a população, principalmente durante a realização de grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo –  e são uma mão na roda para os turistas que não conhecem as cidades e precisam se deslocar com segurança.

O Colab.re está disponível nas versões iOS e Android. Já o Liga, na App Store