Aprenda a programar com três ferramentas gratuitas

Aprenda linguagens como HTML, CSS e programação com cursos gratuitos na internet

Durante os últimos anos o mundo acompanhou o aparecimento de gênios da informática que desenvolveram grandes aplicativos e redes sociais avaliadas em bilhões de dólares. A cada dia o assunto ganha mais a mídia e obras de ficção passaram a abordar o cotidiano do Vale do Silício, a mais recente, está no ar aqui no Brasil no horário das 19h.

A importância de aprender a linguagem da programação já é comparada a de aprender inglês e outros idiomas.  Ter conhecimento sobre as linhas de código é um passo que você pode iniciar agora! Abaixo você conhece três sites que te ajudam na missão de conhecer o mundo dos algoritmos.

Code.ORG

Tudo começou com uma organização sem fins lucrativos, lançada em janeiro de 2013. A Code.ORG foi responsável pela campanha “Hour of Code 2013” que reuniu representantes do mercado como Bill Gates e Mark Zuckeberg. A organização defende e promove iniciativas capazes de ensinar programação, além de pregar a inclusão da mesma no currículo escolar.

 A ONG oferece um site bem simples, nele, até crianças podem aprender suas primeiras linhas de código. A página utiliza games e telas interativas, o aluno só precisa arrastar determinados objetos para interagir com o que está na tela. Ao final de tudo, a ferramenta disponibiliza o código das ações, assim, é possível aprender as primeiras linhas e até as mais avançadas.

Code School

Code School é uma plataforma que se diferencia das demais por ter módulos exclusivos para programação de aplicativos em dispositivos móveis, mas essa opção só está disponível na versão paga. No entanto, o aluno tem a opção de fazer cursos gratuitos que oferecem exercícios interativos, apostilas e vídeoaulas para aprender HTML/CSS e Javascript.

Code academy

Code Academy

É a maior e mais famosa plataforma para aprender linguagens de código. Possui inúmeros cursos para diferentes linguagens, além de um curso básico de HTML e CSS.

As aulas oferecem muita interatividade com uma leve pitada de humor. O site premia seu desempenho com badges e oferece um histórico da sua evolução. As aulas não duram mais do que 20 minutos e você já pode aprender a fazer comandos logo na primeira lição.

 

 

Tags: