Baixar apps de fontes oficiais aumenta segurança do Android

Google revela: dispositivo pode ser até três vezes mais vulnerável se tiver apps de fontes desconhecidas.

Se você é do tipo que gosta de baixar e instalar apps de fontes desconhecidas no Android, você tem um motivo para se preocupar. Segundo um relatório que acaba de ser publicado pelo Google, quem tem esse hábito está até três vezes mais vulnerável a ataques e infecções de vírus e malwares.

Leia mais: Clones de apps famosos trazem malwares escondidos

A informação tem lógica, afinal, quando o usuário se aventura a usar um aplicativo que não passou pelos testes de segurança das lojas oficiais, como Google Play e Total Apps, ele permite a instalação de arquivos potencialmente maliciosos no telefone.

E vale lembrar: nem sempre a intenção é roubar os seus dados. Há casos em que a infecção ocorre de maneira silenciosa, apenas para analisar os seus hábitos.

Prevenção e defesa

Para ajudar você a fugir das estatísticas de infecções e evitar problemas que possam comprometer os seus dados, nós preparamos um lista com dicas muito simples de prevenção e defesa para garantir o máximo de segurança no Android. Confira:

  • Baixe apps apenas de lojas oficiais, como Google Play e Total Apps;
  • Se for orientado a instalar algo manualmente, pesquise a origem do arquivo;
  • Nunca deixe o seu Android desprotegido. Para isso, conte com um assistente que monitore a segurança do seu aparelho 24h por dia, como o DFNDR.

Viu como é simples? Pequenos hábitos podem ajudar você a se safar das ciladas digitais e evitar sufocos como o da nossa amiga aí embaixo. 😉


“Mas eu achei que era só mais um app fofinho!”

Tags: