Como apagar APP ou software pré-instalado no Android

Veja como remover com facilidade e segurança softwares inúteis que vêm instalados no seu smartphone

Aprenda a resolver o problema de memória interna do seu Android com estas dicas

A quantidade de programas pré-instalados no seu smartphone Android varia de acordo com o fabricante do aparelho. Muitos destes softwares não serão abertos jamais, nem sequer utilizados pelo sistema operacional do Google, já modificado por estas empresas, apenas ocupam espaço da memória do seu device e comprometem o seu desempenho.

Mesmo quando não é possível eliminar de vez o software, podemos ao menos desativá-lo e evitar que interfira no uso diário do smartphone.

Como remover softwares e APPs utilizando um PC Windows

A ação já era possível por meio de comandos a partir da Shell de um computador Windows, mas para facilitar a vida dos leigos e usuários básicos de tecnologia, que buscam um Android limpo de tudo que pode ser inútil no celular, um membro da XDA developers (fórum de desenvolvedores Android), criou um programa que promete vasculhar o seu dispositivo e indicar tudo que pode ser removido ou adormecido no smartphone: Debloater, que será executado a partir de um computador com Windows.

Numa interface simples e fácil de usar, você permitirá ao software vasculhar o seu Android. Para isso, você deve ter:

– um computador Windows

– depuração USB habititada

Como habilitar depuração USB

Pensada apenas para desenvolvedores, a depuração USB abre caminho para softwares acessarem o quite de desenvolvimento Android, neste caso, o SDK (Software Development Kit).

Versões Android 4.2 e superiores

Para habilitá-lo em aparelhos Android Kit Kat e Jelly Bean, abra ‘Ajustes’, depois ‘Informações do telefone’. Busque no final da lista por algo similar a ‘Número de compilação’, clique sobre a opção diversas vezes até que apareça a mensagem: ‘você já é um desenvolvedor’.

Volte um comando e busque por ‘Opções de desenvolvimento’, marque ‘Depuração USB’ e dê ‘OK’.

Versões Android 4.1 e 4.0

Habilite ‘Opção para desenvolvedores’ nos ‘Ajustes’. Depois procure ‘Depuração USB’ e ative a função. Rápido, né?

Versões Android 2.3 e anteriores

Abra ‘Configurações’, ‘Aplicativos’, ‘Desenvolvimento’, ‘Depuração USB’, ative a função e pronto, bem simples. Eles vêm dificultando o acesso, não é mesmo?

– permissão root do Android Kitkat instalado. APPs para fazer root

– permissão de administrador do seu PC

Atenção: depois de tudo pronto, ao conectar o seu Android no PC, o Debloater irá, automaticamente, identificar se o seu terminal é compatível. Desculpa, mas não tem nenhuma lista prévia dos modelos de smartphones que suportam o software está disponível.

Caso seu aparelho não seja compatível, um aviso será emitido e você poderá fechar o programa.

Para apagar ou desabilitar softwares e apps, cuidado, tenha certeza do que está fazendo, uma vez que selecionar pacotes errados poderá deixar seu dispositivo instável, mesmo após uma sequência de reinicializações. Por isso, pesquise antes para saber o que pode ou não ser removido do seu Android.

Aqui, você encontra o canal oficial de discussão do software Debloater, dentro da comunidade XDA.

Como remover softwares e APPs a partir do próprio Android

Apagar aplicativos e itens desnecessários do sistema pode ser ainda mais fácil e sem riscos com o aplicativo dfndr security. O APP brasileiro mais baixado da Google Play faz uma verificação e análise completa do seu Android e, automaticamente, indica o que pode ser removido do smartphone, de forma prática e rápida.

Para isso, instale o dfndr security no seu Android.

Abre o APP e clique sobre os três riscos no canto superior esquerdo da tela para abrir ‘Mais funções’ do menu. Veja imagem abaixo.

Clique sobre ‘Gerenciador de APPs’.

Nesta etapa, você pode transferir itens para o cartão de memória, fazer a gestão dos aplicativos instalados no seu Android e ainda apagar partes do sistema desnecessárias e que vieram pré-instaladas no seu smartphone.

Marcando ‘Desinstalador’, você terá duas opções: ‘APPs de usuário’ e ‘APPs do sistema’. A gestão de ‘APPs de usuário’ poderá ser feita sem acesso root, para desinstalar ‘APPs do sistema’, você precisará de acesso root ao seu dispositivo. Veja no link a seguir APPs para fazer root.

Com acesso root, a gestão dos APPs nativos ficará habilitada e você poderá apagar os itens desnecessários para o funcionamento do seu Android.

O dfndr security ainda indica o que deveria ser mantido e o que pode ser removido do sistema sem apresentar riscos. Bem mais fácil, não é? Agora, nos conte como ficou o seu Android depois de usar a função. Aproveite para conhecer também todas as ferramentas que o dfndr security oferece para a segurança e otimização do seu Android, tudo sempre grátis.

Tags: