rp_contas-sociais_2014-09-19.jpg

5 dicas para proteger suas contas sociais e de e-mail

Aprenda cinco coisas que você precisa saber sobre o seu aparelho com Android.

Usamos a internet para verificar as contas que armazenam nossas informações mais pessoais. E manter suas informações de login seguras é essencial para proteger seus dados de invasores. As estatísticas mostram que roubo de senhas é algo muito frequente, há pouco tempo hackers russos divulgaram 5 milhões de senhas do Gmail em um fórum.

Para evitar ao máximo que você seja alvo fácil de um ataque do tipo, siga as cinco dicas abaixo e mantenha-se seguro:

Crie senhas compridas e elaboradas

Quanto mais comprida e mais complexa é uma senha, mais difícil para que um hacker possa ter acesso. Para isso, é importante montar uma senha usando uma variedade de letras, números na sorte e tendo que procurar referências cada vez, uma senha difícil de decifrar é uma das estratégias de luta contra hackers mais práticas. Se for possível, utilize uma variedade de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos para criar uma senha complexa, por exemplo: Mjk29JJh2! m2.

Use senhas diferentes em suas contas

Trate de usar senhas diferentes sempre, assim, se um hacker invadir seu Facebook, por exemplo, ele não terá acesso às demais contas. 

Não guarde suas senhas no computador

Evite guardar senhas e informações de registro em seu computador. Arquivos maliciosos de hackers podem acessar seus documentos, reconhecer as senhas e utilizar contra você.

O ideal nestes casos é ter uma anotação física em um local seguro, talvez, próxima do PC como um Post-it.

Nunca informe dados pessoais por e-mails

Nenhuma instituição legítima vai pedir informação confidencial por e-mail, já que isso viola de todas as formas as questões de privacidade. Para esse tipo de comunicação, instituições sempre optam por meios tradicionais e físicos, como cartas e telefonemas. Os hackers frequentemente se disfarçam como empresas confiáveis para convencer os usuários a proporcionar sua informação.

Use um antivírus

Por último, um software de segurança multiplataforma, como PSafe Total para Mac/PC/Android, pode detectar tentativas de invasão e exterminar as mesmas. Uma plataforma antivírus incorporada assegura a proteção contra tentativas de phishing, spam e a ação de "Cavalos de Tróia".