rp_celulares-android-ios_2014-07-04.jpg

Como evitar altos gastos na conta do celular viajando pro exterior

Você sabia que as taxas de dados podem custar centenas de dólares quando usados no exterior? Damos algumas dicas para evitar gastar muito.

Todos nós já ouvimos essa história. Um amigo voltou de férias e encontrou uma enorme conta de telefone celular de chamadas que foram feitas no exterior. Ou seu tio tinha que fazer alguma pesquisa sobre uma viagem de negócios para a Europa, então usou a internet no seu celular, sem perceber que as taxas de dados podem custar centenas de dólares! Quer saber como evitar altos gastos com a conta de celular em outro país?

Tem quatro opções principais alternativas. Cada uma com seus prós e contras. Verifique abaixo e confira o que fazer:

Comprar o serviço de telefone internacional

Um celular desbloqueado permite que seu telefone trabalhe no país de destino utilizando uma operadora local . Existe um preço base para o serviço. Também será cobrado por minuto para cada ligação que você fizer e cada byte de dados on-line usado. Se você usar seu telefone com cuidado, você pode manter seus custos baixos.

Faça isso, desativando as funções de roaming e push no seu telefone. Isso evita que as baixe automaticamente avisos e procure o serviço constantemente. Espere para verificar e-mails e fazer chamadas até encontrar uma rede sem fio gratuita em um hotel ou café. Para ligar para casa, use aplicativos gratuitos de internet como Skype, Google Talk ou Face Time.

Existem três grandes vantagens para esta opção:

1) permanece acessível com o seu número de telefone habitual.

2) Mantém o acesso a todos os seus aplicativos, contatos e calendários.

3) têm serviço de telefonia celular em caso de emergência, se você está fora do alcance de uma rede sem fio.

A desvantagem de usar redes wi-fi públicas corre o risco de baixar um vírus e outros programas maliciosos. No entanto, há uma solução para isto. Baixe grátis PSafe Total para manter seu smartphone devidamente seguro.

Comprar um SIM Local

Se o seu telefone atual permite que você mude o chip ou cartão SIM, você pode economizar dinheiro, comprar um SIM local quando você chegar ao seu destino. Em muitas partes do mundo, os SIMs estão amplamente disponíveis em lojas de conveniência, farmácias, etc. Comprar certa quantidade de dados por um preço fixo. Quando o seu crédito SIM está esgotado, você pode recarregar em outra loja local. (Verifique antes de viajar se cartões SIM são de fato comuns no país de destino).

A desvantagem para isso é que ele não tem o seu número de telefone habitual ou seus contatos e aplicativos, já que eles são armazenados no cartão SIM que tirou do seu telefone. No entanto, você está preparado para uma emergência, tem acesso à Internet e, claro, poupa dinheiro.

Compre um telefone local barato

Se não houver um chip SIM local disponível, você pode comprar um telefone local, que vem com um cartão SIM embutido. Em muitas partes da União Europeia, por exemplo, você pode comprar um telefone local por menos de US$ 50. Em algumas partes da Ásia, especialmente em cidades como Hong Kong e Cingapura, um telefone local vai custar muito menos.

As vantagens e desvantagens desta opção são semelhantes a utilizar um cartão SIM local, com uma única exceção – um telefone local barato provavelmente não tem acesso à internet. No entanto, a solução pode ser acessar a internet em cybercafés ou computadores locais proporcionados no alojamento.

Use telefones públicos locais

Muitas partes do mundo ainda têm cabines telefónicas públicas. Com umas moedas você pode fazer uma ligação para confirmar a sua reserva ou check-in. Isso é barato, mas arriscado. Você nunca sabe quando ou onde encontrar um telefone que funciona, também vai precisar ter moedas locais. E se você tiver uma emergência enquanto corre no parque que você não pode ligar para pedir ajuda.

Um bom guia de viagem, provavelmente, vai ter essas informações que você precisa para tomar a melhor decisão. Antes de sair, você também pode pesquisar na internet sobre as tecnologias de comunicação dos lugares que você pretende visitar.