Facebook aumenta opções de gênero em sua plataforma

A rede social já possui mais de 50 opções de gênero para representar a diversidade.

A questão de gênero é uma polêmica na sociedade atual. Muitos países estão se conscientizando e alterando leis e estatutos para tratar com respeito indivíduos que estão envolvidos na causa. Por outro lado, ainda há uma luta constante das minorias sexuais por direitos básicos como adotar um nome social diferente da nomenclatura de batismo.

No Nepal, por exemplo, as pessoas que emitirem passaporte já podem escolher “outros” como opção de sexo. Uma terceira categoria no documento. O país já emite a categoria “O” (outros) no registro de identidade, fazendo com que os cidadãos possam utilizar um nome social no lugar do nome de registro.

Dúvidas Comuns

A questão de gênero é complexa, mas os conceitos são de fácil compreensão.

Cisgênero: é o termo que define quem se identifica com o sexo que nasceu. O que não tem a ver com opção sexual. Você pode ser uma mulher cisgênero e ser homossexual, por exemplo.

Transgênero: são indivíduos que não se identificam com o sexo do nascimento.

Transexuais: pessoas que além de não se identificarem com o gênero do nascimento, fizeram a opção de modificar o corpo e alterar o sexo por um processo cirúrgico.

Mas e as Drag Queens?
São uma forma de manifesto artístico. Inclusive, há heterossexuais que interpretam drags em alguns espetáculos.

O Facebook entende que esta questão é importante e exige preocupação específica. Por isso, permite que os usuários escolham a opção que se identificam melhor. Já são mais de 50 identidades de gênero que ultrapassam “homem” e “mulher”, incluindo transexual e andrógino. Além disso, o usuário pode preencher sua própria descrição. As categorias “gay” e “lésbica” fazem parte da orientação sexual. Por isso, não se enquadram neste segmento da ferramenta.

Esta opção ainda não chegou no Brasil, mas está disponível para quem usa o Facebook em inglês.

Vale a pena pensar mais e entender que todo indivíduo merece respeito seja ele quem for.

Tags: