Fotos de usuários do Snapchat são divulgadas na web

Mais de 200 mil imagens vazaram na web. As fotos estavam guardadas num serviço de backup do Snapchat

No último domingo, mais de 200 mil fotos de usuários do Snapchat vazaram na web. Apesar de o serviço ter como prerrogativa a troca de imagens que desaparecem em apenas 10 segundos depois de enviadas, todas as fotos eram arquivadas no serviço de backup Snapsaved, o que permitiu a invasão dos hackers e a divulgação das imagens.

Apesar de a publicação ter ocorrido somente no domingo, os burburinhos quanto ao vazamento iniciaram ainda na sexta-feira anterior. Isso porque o site 4Chan divulgou a informação de hackers que afirmavam estar organizando o material para publicação nos próximos dias.

A informação era verdadeira e todas as imagens (incluindo fotos e vídeos) de um arquivo de 13 Gb foram publicadas no 4Chan no domingo. Uma parte do arquivo, aproximadamente 100 Mb, continha fotos de vários adolescentes nus, informou o jornal britânico The Guardian. Devido a isso, cogita-se a possibilidade de os hackers desta ação terem sido os mesmos que recentemente divulgaram fotos de celebridades nuas.

Nesta segunda-feira, o serviço de backup Snapsaved emitiu um comunicado afirmando que sofreu ataques de hackers. Os representantes do Snapchat ainda rebateram acusações de que o serviço serviria para o roubo de fotos e vídeos de usuários. Na página do Facebook de um representante do Snapchat, foi destacado que “assim que percebemos a invasão em nossos sistemas, apagamos o site inteiro e todo o banco de dados associado a ele”.

Vale a pena lembrar que, na última sexta, os representantes do Snapchat teriam informado que o sistema do serviço não teria sofrido ataques e afirmado que a fonte do vazamento de imagens não era originário do Snapsaved.

Esta foi a segunda vez que o Snapchat tem os dados de seus usuários divulgados. Em janeiro de 2014, 4,6 milhões de pessoas tiveram seus nomes de usuários, localização e números de telefone publicados.

Tags: