rp_musicanuvem_2014-10-23.jpg

Google entra forte na guerra do streaming

Avistando o crescimento de concorrentes no mercado de streaming, o Google começa a entrar forte nessa briga. Além de lançar o serviço de música, já disponível no Brasil […]

Avistando o crescimento de concorrentes no mercado de streaming, o Google começa a entrar forte nessa briga. Além de lançar o serviço de música, já disponível no Brasil para alguns aparelhos Samsung, o Google Play agora possibilita a pré-compra de filmes antes de chegarem ao mercado.

Qual o melhor serviço de streaming no Brasil?

Uma vez que o filme é lançado, ele é automaticamente adicionado à biblioteca do usuário que fez a encomenda. A cobrança vai direto para o cartão de crédito. O serviço, neste primeiro momento de testes, está disponível apenas nos Estados Unidos.

Lá, por exemplo, os usuários puderam reservar produções como Gone Girl, The Maze Runner, The Equalizer, Guardians of the Galaxy, Lucy, e uma diversidade de outros títulos que ainda não estão à disposição do público para compra.

Hora de concorrer com a música

O Brasil acaba de ganhar mais um streaming de áudio: o Google Play Music, que chega para concorrer com aplicativos como Spotify e Deezer. O serviço começou a funcionar por aqui no dia 22 de setembro para usuários dos seguintes modelos da Samsung: Galaxy S4 e S5 (incluindo as versões Duos e Mini do último), Galaxy Tab S e o Galaxy Note 4.

Essa escolha do Google aconteceu porque a empresa sul-coreana não pretende lançar seu serviço de streaming Milk Music na América Latina, por isso optou por fechar um acordo com o Google para que este ofereça o Play Music na região para novos usuários dos modelos citados.

Quem comprar um destes aparelhos ganha acesso total ao Google Play Music gratuitamente por seis meses, desde que a conta seja ativada até 31 de janeiro de 2015. Usuários de outros smartphones da Samsung e da linha de fones e caixas de som Level poderão fazer o mesmo a partir de 1º de novembro. Para estes, o período de gratuidade será de três meses.

Chances de aumentar a fidelidade

Um acerto em músicas representa uma maneira de o Google aumentar suas chances de sucesso continuado, conforme mais pessoas passam tempo usando dispositivos móveis.

O YouTube do Google se tornou um titã discreto na transmissão de músicas através da popularidade de clipes musicais. Atualmente, os vídeos devem ser escolhidos uma faixa por vez. O YouTube, nas próximas semanas, lançará serviços de músicas com anúncios e assinaturas, capazes de tocar diversas faixas em sequência.

Havia expectativa de que o Google lançaria os serviços do YouTube até o final do verão no hemisfério norte, e a companhia havia oferecido poucos detalhes.

Uma atualização do atual serviço de transmissão de música por assinatura de US$ 10 por mês também virá em breve. A nova versão vai incorporar a tecnologia adquirida pelo Google com a compra do Songza, um serviço de música conhecido por sua capacidade de recomendar canções, segundo o vice-presidente de conteúdo digital do Google, Jamie Rosenberg.