Google Play adota novos testes para entrada de apps

A Google Play contratou um time de pessoas para testar apps individualmente antes de entrarem na loja. Veja os detalhes sobre as mudanças!

Ficará um pouco mais seguro baixar na Google Play. A loja de apps para Android mais popular do mundo, presente em 190 países, conta agora com um time de pessoas para testar e analisar novos aplicativos individualmente. Anteriormente, a publicação era quase imediata, contando apenas com uma verificação informatizada de segurança.

Com a mudança, cada vez que um desenvolvedor desejar inserir uma novidade, ela passará por duas etapas de verificação. A primeira é por um software responsável por detectar a existência de vírus e malwares, conteúdo inapropriado e infração de direitos autorais.

Já a segunda, a grande novidade, é a utilização individual dos novos aplicativos pelo time interno da Google para vasculhar irregularidades e violações aos termos de uso e serviço que passaram despercebidas.

Veja mais: Total Apps, a loja de aplicativos certificados pela PSafe

Caso seja encontrada qualquer anormalidade, o desenvolvedor receberá um relatório com o motivo da rejeição e, se a violação não for de enorme gravidade, ele poderá corrigir e reenviar o app.

Segundo o TechCrunch, a Google realizou testes com esse novo procedimento por mais de um ano e os resultados foram positivos em relação à velocidade de inserção: a previsão é que os apps continuem a serem aprovados em horas, indiferente da adoção das análises pelo novo time.

Classificação etária na Google Play

E as novidades da loja de apps da Google não param por aí. Agora ela também contará com um novo sistema para categorizar os aplicativos de acordo com a faixa etária. A base será a classificação indicativa já utilizada pelo Ministério da Justiça: “Todos”, “Nível baixo de maturidade”, “Nível médio de maturidade” e “Nível alto de maturidade”.

Dessa forma, os desenvolvedores deverão responder um questionário sobre o conteúdo apresentado nos seus apps e games para receber uma classificação específica automaticamente.

Tags: