Instagram vai mudar a maneira como exibe as fotos do seu feed

Dê adeus à ordem cronológica das postagens. Em breve, o Instagram vai ficar parecido com o Facebook

Demorou, mas chegou. O Instagram foi a última grande rede social a anunciar mudanças na ordem de exibição do feed de atualizações. Em breve, como no Facebook, um algoritmo vai determinar automaticamente o que aparece para você, e quando. Segundo a rede, a novidade vem para “melhorar a experiência do usuário”, já que cada pessoa perde, em média, 70% das novidades que pintam por lá ao longo do dia.

Com o novo algoritmo, que acaba com a exibição dos posts em ordem cronológica, o Instagram pretende fazer com que você veja o que há de mais bacana e relevante de acordo com o seu histórico de curtidas e navegação. Para exemplificar, eles dão até um exemplo: “Se o seu cantor predileto tiver postado uma foto ontem à noite, não importa onde você esteja nem quantas contas você siga, a foto estará lá quando você acordar.”

Rejeição à vista

Como no caso do Twitter, que fez algo parecido há pouco tempo, a reação dos usuários à novidade não foi das melhores. Para muita gente, o fim da ordem cronológica do Instagram mexe diretamente com a questão do “instante”, que está presente até no nome do app. “Quero ver quando as fotos foram postadas porque também quero estar entre os primeiros a comentar”, diz uma internauta no portal Social Times.

Afinal, o que você acha dessa história? Será que um algoritmo vai mesmo conseguir mostrar o que importa de verdade para cada usuário? Você prefere que o Instagram siga como está ou está curioso para conhecer a novidade?