Kiper responde – Como melhorar o alcance do seu wi-fi

O Kiper está de volta com mais um episódio da série “Kiper responde”. Hoje ele nos explica como podemos melhorar o alcance do nosso sinal wi-fi

Alô, Alô!

Adivinha quem é? Eu mesmo, o mascote com o penteado mais bonito do Brasil!

Hoje vou falar sobre wi-fi! Você vai aprender como melhorar o alcance desse danado e fazer o sinal de internet chegar à casa toda.

Presta atenção, hein:

*Pense bem na hora de escolher o lugar do roteador

O lugar onde o roteador é instalado influencia diretamente no sinal, né, gente? O ideal mesmo é colocá-lo no centro da casa, sem esquecer que quanto menos obstáculos, como paredes, divisórias, armários de metal, melhor será o sinal do wi-fi.

*Atualize o firmware do seu roteador

Se você não sabe o que é firmware, calma, você só precisa saber que novas atualizações dele são lançadas com frequência. Então, entre no site do fabricante do seu roteador e confira se há uma nova versão.

*Use canais menos lotados

Ao instalar um roteador, ele vai escolher um canal. Na maioria das vezes, o canal que estiver mais livre. Porém, muita calma nessa hora, nem sempre ele fará a melhor opção. Por isso, você mesmo deve escolher o canal menos ocupado. Existem diversas ferramentas para fazer isto, como inSSIDer ou Wi-Fi Channel Scanner. Ao acessá-las, observe qual o canal está mais vazio e opte por este para ter menos gente pendurada na conexão e acelerar sua navegação na internet.

*Troque a antena do roteador

A maioria dos roteadores mais modernos vem com antenas internas. Alguns modelos possuem antenas externas, que permitem que você faça um upgrade de antenas, comprando uma com maior ganho e alcance e adicionar entre 2dB e 15dB de potência.

*Instale um repetidor ou extensor

Colocar um repetidor ou extensor de sinal sem fio pode ser uma boa solução. É mais barato do que comprar outro roteador. Este tipo de aparelho capta o sinal do seu ponto de acesso principal e retransmite para melhorar o alcance. Entretanto, ele pode ser um pouco difícil de configurar e causar alguma interferência no sinal.

É isso galera. Bom fim de semana para todos vocês! Caso você não esteja lendo isso na sexta-feira, bem… Boa vida!

Abraços do Kiper!

 

Tags: