Mau humor e dor na coluna? A culpa pode ser do seu telefone

Ou melhor, do mau uso que você tem feito dele. Descubra a relação entre as queixas e aprenda a evitá-las

Da próxima vez que você for à rua, repare só: quase todo mundo que tem um telefone nas mãos parece um pouco desconfortável. Não é à toa. Segundo pesquisadores, o uso crescente de smartphones está diretamente associado ao surgimento de uma série de problemas de saúde e humor, e a origem está na nossa má postura.

É até fácil entender o porquê. Quando navegamos na internet e trocamos mensagens usando o celular, nossa tendência é baixar a cabeça num ângulo acentuado, que aumenta em até seis vezes a carga sobre o pescoço. Com isso, a pressão sobre ele, que normalmente varia entre quatro e cinco quilos, chega a 30 — uma sobrecarga que pode acarretar sérios problemas.

A questão é que a relação entre postura e humor é uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo que o bem-estar ou o desconforto podem alterar nossa linguagem corporal, hábitos de postura também podem afetar os sentimentos.

Como anda a sua postura?

Como tudo na vida, o exagero e o mau uso são os maiores responsáveis pelos problemas. A primeira dica, no caso dos smartphones, é depender menos deles. Se for impossível ficar com o telefone do bolso por muito tempo, procure observar a sua postura quando for usá-lo. Mantenha a cabeça o mais ereta possível e evite contorcionismos desnecessários.

Se estiver sentado no ônibus, por exemplo, repare como está a posição do bumbum e da lombar, que também é importante. Esther Gokhale, uma terapeuta norte-americana, ensina a cuidar desse detalhe num vídeo de seis minutos em que defende que desaprendemos a sentar — e que reaprender a postura correta e natural do corpo humano para viver uma vida sem dores é fácil e rápido.

Ative as legendas em Português!

Diga pra gente: você também reparou que uma mudança postural pode ajudar a reduzir as dores e aproveitar melhor o dia? E a tecnologia, será que tem induzido as pessoas a terem menos cuidado com o bem-estar? Comente com a sua história!