Mitos e verdades sobre segurança na Internet

Com o PSafe Suite e o PSafe Suite Android você conta com um pacote de proteção gratuito e completo para Windows e Android, com atualização automática constante, baseada […]

Com o PSafe Suite e o PSafe Suite Android você conta com um pacote de proteção gratuito e completo para Windows e Android, com atualização automática constante, baseada na nuvem, sem necessidade de baixar novas versões ou comprometer o rendimento do seu smartphone, laptop ou PC.

1. Dois antivírus funcionam melhor do que um: MITO.

Duas ferramentas similares competem entre si. O ideal é manter apenas uma suíte de segurança instalada no laptop, PC ou smartphone para garantir sua segurança digital. Certifique-se de que o antivírus oferece proteção contra phishing, cavalos de tróia, anti-spyware e transações bancárias.

2. Antivírus garante proteção contra todos os males: MITO

Você precisa manter simultaneamente instalado softwares contra malware, spyware, adware e trojans.

3. Antivírus pago é melhor que gratuito: MITO

A segurança oferecida pelos produtos gratuitos e pagos são muito similares e nenhum antivírus é capaz de garantir 100% de proteção. O PSafe Suite e PSafe Suite Android oferecem num mesmo pacote e interface, proteção completa e gratuita, com suporte técnico em português e espanhol.

4. É possível infectar a sua máquina visitando uma página www: VERDADE.

Assim como e-mails, sites podem conter códigos maliciosos.

5. Vírus podem destruir seu hardware: MITO e VERDADE

Os danos causados não são diretos, mas podem comprometer peças e placas por meio da alteração de códigos nativos, inutilizando partes do laptop, PC ou smartphone.

6. Vírus deixa computadores e celulares lentos: VERDADE

Códigos maliciosos comprometem o desempenho de dispositivos e até mesmo da banda larga utilizada por eles.

7. Os dispositivos podem apresentar ameaças ocultas: VERDADE

Nem sempre é possível notar a ação de um vírus ou hacker nos celulares, smartphones, PC’s e laptops, o ideal é fazer varreduras constantes no sistema.

8. E-mail sem anexo pode ter vírus: VERDADE

Mensagens de e-mail podem conter ameaças insertadas no corpo de texto. Para proteger PC’s, laptops e celulares verifique se o programa de leitura de e-mails está configurado para ler scripts automaticamente. Em caso positivo, desabilite. Você também pode instalar uma suíte de segurança de atualização constante e manter-se protegido.

9. Vírus podem infectar arquivos JPEG e PDF: VERDADE

O fato é que, para ser transmitido do arquivo ao seu dispositivo, dependerá da versão utilizada para visualizar estas extensões. Quanto mais antiga a versão, mais risco oferece. Mantenha softwares atualizados e suítes de segurança instaladas nos dispositivos.

10. Pendrives são perigosos: VERDADE

Crackers abusam do poder de mobilidade de pendrives e utilizam sua unidade de memória para infectar o maior número de aparelhos possível. Faça verificação da unidade e desabilite funções do sistema operacional que executam automaticamente arquivos de pendrives.

11. Firewall é igual a antivírus: MITO

Firewall é uma proteção complementar para evitar que outras conexões suspeitas ou não permitidas tenham acesso ao seu desktop ou celular.

12. Computador público é mais propício a ser infectado: MITO e VERDADE

O controle a computadores públicos é mais precário, por isso pode oferecer risco de roubo de senhas por programas maliciosos, mas não se pode afirmar que ofereçam mais riscos que os particulares, isso dependerá da sua suíte de segurança. Na dúvida, evite abrir e-mails, redes sociais e contas bancárias nestes computadores.