New York substitui orelhão por pontos de Wi-fi grátis

A cidade entendeu que os tempos mudaram e a conexão wi-fi pode ser a prioridade do cidadão.

Se você chegou a conhecer os famosos cartões telefônicos, aqueles que tinham unidades para ligar, você já pode se considerar evoluído. Sem falar na época da ficha telefônica – e sobre isso é melhor não comentarmos mesmo.

Os tempos mudaram e com ele o comportamento das pessoas. O que antes era de extrema necessidade como os orelhões, hoje já podem ser considerados obsoletos. Pare e pense: quando foi a última vez que você utilizou um telefone público?

Muitos não sabem, mas para cada 1 mil habitantes as operadoras de telefone precisam manter quatro orelhões em funcionamento. Em muitas regiões isto não acontece, por isso no Norte, Sul e Nordeste do Brasil as empresas foram penalizadas e liberaram as chamadas gratuitamente em 14 estados. Esta medida foi tomada pela Anatel para conscientizar as operadoras até que o problema seja corrigido.

Em Nova Iorque a estratégia foi diferente, desde dezembro do ano passado os aparelhos de telefone públicos receberam pontos de internet gratuita para que qualquer pessoa pudesse utilizar.

Os aparelhos também disponibilizarão uma tela touch para que o usuário veja informações turísticas sobre a cidade, chamadas gratuitas via wi-fi para telefones dos Estados Unidos e carregador de bateria.

O prefeito nova-iorquino pretende repaginar 7.500 orelhões e os primeiros 500 serão instalados até junho de 2016.

 

Tags: