rp_usb-cabo_2014-09-01.jpg

Nova geração do USB terá entradas bidirecionais

Conheça o futuro do cabo USB

Atire a primeira pedra quem nunca teve dificuldade de conectar o cabo USB. Parece que este problema está perto do fim. Pesquisadores do grupo responsável por padronizar o conector anunciaram que um plug que será capaz de ser conectado em ambos os lados está em fase de finalização.

O USB Tipo-C, como está sendo chamado, além da entrada bidirecional foi aprimorado para aumentar a capacidade de transferência de dados e o fornecimento de energia. A nova geração do padrão conta com 18 pinos e tem a capacidade de transferir dados a uma velocidade de 10 GB/s. Como ele trabalha a 100w, o novo USB não terá dificuldades em alimentar dispositivos que exijam uma maior capacidade energética.

O ponto negativo fica por conta da incompatibilidade com o padrão tipo A. Como é fisicamente menor, ele não será capaz de se conectar a entradas presentes em eletrônicos atuais. Enquanto as fabricantes não atualizam as portas USB dos aparelhos, um esquema de adaptadores foi anunciado, mas, com perda considerável na velocidade de transmissão de dados.

Apesar do anúncio oficial, a novidade ainda deve demorar algum tempo para chegar às lojas, já que mudanças deste tipo envolvem milhares de fabricantes ao redor do mundo. Apenas em 2015 aparelhos com os novos tipos de conectores devem começar a ser comercializados.

No entanto, alguns rumores apontam que a próxima geração do iPhone já viria com um USB capaz de se conectar em ambos os lados, assim como o Lightning. Mas não há como confirmar se ele já seria o novo USB Tipo-C.