Novas formas de transferir dados com o Google

Aprenda as novas formas de transferir dados entre dispositivos diferentes e sem fios.

Mesmo que não faça sucesso, o Google não para de trazer novidades, e muitas vezes acaba por lançar produtos ou serviços fantásticos. Desta vez, duas novas formas de transferir dados entre dois terminais sem utilizar fios. E o melhor, como sempre, com código aberto para ser usado por qualquer fabricante.

O primeiro é Nearby, uma API que permite que os dispositivos se comuniquem entre si usando wi-fi e bluetooth para transferir até sons produzidos pelo auto-falante ou captados pelo microfone. Sem passos complicados ou necessidade de inserir códigos, uma nova forma de compartilhar dados entre dispositivos estranhos que estejam próximos.

O segundo é Eddystone, que utiliza Bluetooth Low Energy (BLE) para entregar informações. Basicamente, os dispositivos podem usar BLE para enviar dados para seu gadget/smartphone.

Eddystone pode ser usados ​​para tudo, desde entregar informações na entrada de um museu para você fazer a sua visita guiada ou até para encontrar suas malas no aeroporto depois de uma viagem, sem ter que ficar de olho na esteira.

O formato Eddystone trabalha com a API Nearby, e os dois devem mudar a forma como interagimos com as pessoas e o meio ambiente ao nosso redor. Estas duas tecnologias parecem ter nascido para o sucesso, não é mesmo?

Tags: