Alerta: Acessar Orkut antigo? Cuidado, é um novo golpe!

Tem golpe novo rolando na internet. Acessar Orkut antigo é a nova isca usada por cybercriminosos para atrair vítimas. Entenda como funciona!

Um novo golpe começou a circular pela internet nos últimos dias. As vítimas da vez foram atraídas com uma falsa promessa: acessar Orkut.

Apesar da rede social ter sido encerrada há mais de três anos pelo Google e não ter nenhuma previsão de voltar ao ar, ainda assim as pessoas caíram na armadilha. A equipe do DFNDR Lab, laboratório de segurança especializado no combate ao cibercrime, comprova isso com o registro de mais de 500 mil acessos ao site fake criado pelo hacker.

Leia também: Confira 6 dicas para não ter seu Facebook hackeado

Acessar Orkut antigo – entenda como o golpe funciona:

O usuário recebe uma mensagem contendo o link malicioso.

acessar-orkut

Ao clicar, ele é levado para uma página falsa que não se parece nem um pouco com a antiga rede social. Em seguida, é necessário responder a três perguntas.
Enquanto isso, o hacker envia notificações que mostram supostas pessoas que conseguiram acessar seus perfis.

acessar-orkut
 

acessar-orkut
 

Respondidas as perguntas, o último passo é compartilhar a falsa novidade com outros 10 amigos ou grupos no WhatsApp. Só assim será possível acessar o Orkut.
E para convencer a vítima, o cibercriminoso ainda coloca comentários falsos para provar que o truque realmente funciona.

acessar-orkut
 

Por fim, após finalizar os compartilhamentos, as vítimas são redirecionadas para diferentes páginas:

– Serviço de SMS pago para roubar créditos ou aumentar a conta do celular;
– Download de aplicativos falsos e maliciosos para infectar o aparelho;
– Um novo golpe para roubar informações pessoais.

Como se proteger de golpes criados a partir de uma página falsa:

Golpes como esse do “Acessar Orkut” são muito comuns e fáceis de espalhar pela internet.
A melhor forma de se proteger é instalar um antivírus de alto nível de eficácia que ofereça uma ferramenta antiphishing, como o DFNDR Security – aplicativo gratuito para Android. Sempre que seus usuários clicam em algum link desconhecido, ele faz uma varredura completa no site para ter certeza de que não existem riscos.

Tags: