Segundo estudo, jogos de ação melhoram habilidade no volante

Jogos de tiro e de corrida como Mario Kart podem realmente ajudar você a ter mais reflexo. Confira

Sabe aquela história de que jogos de videogame podem ajudar você a executar algumas funções do cotidiano e treinam seu cérebro para ficar mais esperto? Segundo estudos das Universidades de New York Shanghai e Hong Kong, os jogos de corrida como “Mario Kart” e demais games de ação podem realmente ajudar você a ser um melhor motorista. Para os pesquisadores, esse tipo de tecnologia estimula e desenvolve melhor o que eles chamam de “controle visuomotor”, que combina a coordenação motora com os reflexos.

Leia mais: Os melhores jogos de super-heróis no Android

Para o estudo, foram utilizados dois tipos diferentes de jogos: os de ação e os de estratégia. Assim, um grupo de pessoas passou por 10 sessões de uma hora jogando games de corrida e de tiro, enquanto um outro grupo jogou jogos de estratégia como “The Simes 2” e “Roller Coaster Tycoon”. No fim, o resultado indicou que o primeiro grupo apresentou melhoras em seu controle visuomotor enquanto o segundo grupo permaneceu basicamente igual.

Para concluir, o estudo ainda afirma que jogar um game de ação por, no mínimo, 5 horas melhora a precisão e amplitude de resposta do controle visuomotor. Isso pode ser percebido também por outro resultado apresentado pela pesquisa: jogadores com experiência em games de ação conseguiram conduzir um simulador de carro muito melhor do que quem não tinha prática em jogos do gênero.

Será que desviar de bananas e cascos de tartaruga realmente ajudam você a dirigir melhor? Deixe sua opinião nos nossos comentários!