Spotify, Deezer, Rdio, Grooveshark: Qual é o melhor streaming?

Descubra quais são os melhores streamings de música, suas vantagens e desvantagens com os competidores

Lá se foi o tempo que ouvir música no computador e dispositivos móveis era um processo que começava com a busca de um arquivo mp3 para iniciar o download da música desejada. Com a banda larga cada vez mais popular e ágil, os serviços de streaming ganharam popularidade e surgiram aos montes no Brasil. A chegada do Spotify ao país só ajudou a consolidar o mercado e a inserir uma incógnita na cabeça do consumidor. Afinal de contas: Qual é o melhor site/serviço para ouvir música na internet?

A resposta não é unanime e vai depender muito dos seus gostos pessoais em questões que envolvem o designer até a facilidade de uso das ferramentas. Por isso, nós do PSafe Blog fizemos um comparativo entre os principais serviços ativos no mercado. Confira abaixo a relação e escolha o seu:

Deezer

 Vantagens do Deezer:

O Deezer tem uma interface ‘clean’, alguns entusiastas podem até compará-la com a mesma que é utilizada pela Apple no iTunes.

O site permite a importação de músicas suas para dentro da sua biblioteca pessoal na opção “Meus MP3”. Assim, você pode suprir a falta de algum artista que não esteja relacionado no catálogo do serviço.

A assinatura Premium disponibiliza dois pacotes. O desktop custa R$ 7,49 por mês e permite o acesso da biblioteca de músicas só pelo app desenvolvido para computadores e pelo navegador. Já a assinatura mobile custa R$ 14,90 por mês e permite o armazenamento de músicas no seu dispositivo móvel e o streaming de músicas no mesmo.

Se você ainda não quer assinar o serviço, saiba que o Deezer oferece um plano gratuito por seis meses com publicidade entre um certo número de faixas executadas.

Desvantagens do Deezer:

Apesar de frequentes atualizações, o Deezer ainda deve na interface mobile. Enquanto a concorrência parece estar bem à frente.

A interface web também tem navegação limitada. Lembra muito os players de música antigos com um grande reprodutor no começo da janela, além de uma lista infinitas de músicas incapaz de destacar o que você busca.

Rdio

Vantagens do Rdio:

O Rdio foi o primeiro destes serviços a chegar no Brasil em uma parceria com a operadora OI. Por esse motivo, o serviço tem um suporte mais acessível com relação aos concorrentes, um catálogo nacional mais amplo que os demais e opções de pagamento adaptadas ao perfil do consumidor brasileiro.

A plataforma tem uma forte pegada social. Lá, cada usuário tem um perfil onde pode disponibilizar playlists, seguir amigos, mandar mensagens e até acompanhar amigos online e o que eles escutam na hora.

O foco do Rdio parece ser a descoberta de novos sons. A ferramenta é muito focada para que você permaneça navegando entre artistas e músicos semelhantes ao seu interesse. Outra opção é abrir uma rádio do artista e ser apresentando dezenas de músicas do mesmo artista/banda ou similares. Você que escolhe em um clique.

Assim como o Deezer, oferece dois pacotes de assinatura.

Desvantagens do Rdio:

Apesar de inúmeras melhorias, o app do Rdio apresenta certas falhas que comprometem o seu uso. É comum esbarrar com travamentos e músicas que não iniciam e exigem o reset do app.

Diferente do Deezer e Spotify, o Rdio não permite a reprodução offline de músicas no computador. Essa opção fica limitada ao smartphone e pode te prejudicar naqueles dias que a sua internet não está funcionando da maneira desejada.

A interface super colorida e cheia de elementos pode incomodar os mais exigentes.

Spotify

Vantagens do Spotify:

A melhor experiência de uso do serviço é realizada quando você faz o download do Spotify para desktop. Ele não é um simples programa que reproduz só aquilo que está na biblioteca do serviço, ele também é capaz de acessar as músicas que você tiver no computador cumprindo o papel de um player comum como o Windows Media Player.

O serviço apresenta quase todas as funções sociais que descrevemos anteriormente no Rdio.

No Spotify o foco está nas playlists. Tem dos mais variados temas e situações, como “Chegando em casa”, “As 50 mais populares do Spotify”, “Hora do rolezinho”, “Treino de elite” e “O melhor do funk carioca”.

O sistema da plataforma armazena o buffer das músicas com uma certa antecedência e garante que você ouça músicas sem interrupções até nas conexões mais baixas.

Desvantagens do Spotify:

Disponível oficialmente há pouco tempo no Brasil, o Spotify só aceita cartão de crédito internacional, o que obriga a cobrança a ser feita em dólares.

Se você utiliza um serviço concorrente, certamente vai estranhar a interface do Spotify no primeiro momento. Os serviços de descoberta de músicas ganham destaque maior na home e as cores são escuras.

O serviço tem um plano gratuito e ilimitado (que é uma grande vantagem), mas o mesmo te obriga a ouvir propagandas entre um certo número de faixas executadas. Isso te faz estar ouvindo Iron Maiden, por exemplo, e esbarrar com um trecho de 30 segundos do novo CD do Thiaguinho.

O plano gratuito permite que você ouça músicas, também, no celular. Mas ele reproduz as faixas de modo aleatório e limita o número de vezes que você pode pular uma canção que não te agradou. O incomodo só pode ser resolvido com a assinatura do plano Premium.

 

Grooveshark

Vantagens do Grooveshark:

A maior vantagem é ser gratuito, ilimitado e livre de propagandas entre a reprodução das faixas (o que acontece no Deezer e Spotify).

Não exige cadastro. Basta acessar a URL, buscar o que deseja e apertar o play.

Com o cadastro você pode montar playlists, compartilhar com os amigos inscritos na plataforma e até mesmo, embedar um player em um blog ou rede social.

Desvantagens do Grooveshark:

As músicas são enviadas pelos próprios usuários. Isso pode limitar a biblioteca de certos artistas, não oferecer todas as faixas e versões de um certo álbum, além do aspecto ilegal que faz o serviço responder uma série de processos e sofrer bloqueio em determinados países.

A qualidade do som é bastante variável e as informações sobre determinados cds e faixas do disco são desencontradas.

Abaixo você confere uma tabela que ilustra de modo mais simples os prós e contras de cada um. O comparativo pode ser muito útil para você que pensa em assinar algum destes serviços ou migrar sua assinatura.