Veja o vazamento de dados mais recente e o golpe popular da semana

Conteúdo exclusivo para assinantes do dfndr security premium

60,4 milhões de brasileiros foram potencialmente vítimas de ataques cibernéticos em 2018. Esses ataques geralmente ocorrem através de links perigosos disseminados em mensageiros, como o WhatsApp, ou em publicidades fraudulentas que aparecem na navegação. Além disso, hackers têm invadido a segurança de sites e aplicativos para roubar dados de usuários cadastrados, como e-mails e senhas. Como usuário premium do dfndr security, você conta com a proteção do Bloqueio de Hackers, que te alerta sobre qualquer link perigoso que você receba ou acesse, e o Alerta de Roubo de Dados, onde você verifica se suas credenciais vazaram na internet. De toda forma, é fundamental estar informado sobre os golpes e vazamentos de dados mais recentes.

Golpe da semana
Com temática da Copa América, criminosos usam indevidamente a marca Nike para lançar um golpe que promete supostas camisas oficiais da seleção brasileira. Mas, ao tocar no link, a vítima é induzida a fornecer dados pessoais, além de compartilhar o golpe com seus contatos. Por fim, ela é induzida a instalar apps infectados com vírus. Segundo o dfndr lab, o ataque já foi acessado e compartilhado mais de 240 mil vezes. 

Risco para você
Hackers se aproveitam de promoções verdadeiras realizadas por marcas famosas para criar golpes idênticos. Por isso, é recomendado que você sempre confira no site oficial das empresas se uma promoção ou oferta é, de fato, verdadeira.

Vazamento de dados no Instagram
Recentemente, uma base da dados, armazenada na Amazon Web Services, foi exposta com registros de mais de 49 milhões de contas de usuários do Instagram. Os dados vazados incluíam foto de perfil, número de seguidores, localização por cidade e país, informações de contato privadas, e-mail registrado na conta, endereço e telefone.

Em um pronunciamento, o Facebook – dona do Instagram – afirmou “estar analisando a questão para entender se os dados descritos, incluindo e-mail e números de telefone, são do Instagram ou de outras fontes”.

Risco para você
Dados sigilosos, quando vazados, podem trazer muita dor de cabeça. Por isso, fazer verificações regulares em seu e-mail permite que você aja imediatamente e troque suas senhas caso suas credenciais sejam comprometidas. Outra recomendação é ativar a autenticação de dois fatores nas suas contas online, quando possível.

Tags: