Categorias: Cibersegurança

5 dicas para os pais manterem as crianças seguras na internet

A internet é uma poderosa aliada da vida moderna, em que é possível obter milhares de informações e dados em poucos segundos. Seja para fazer trabalhos escolares, pesquisas ou apenas por diversão, as crianças e adolescentes passam parte do seu dia conectadas na internet e, durante o período de férias, os pequenos aproveitam para ficar mais tempo on-line. Por isso, é importante que os pais estejam atentos para garantir que seus filhos fiquem seguros no mundo digital.

Perigos ocultos

Hackers, phishing e malwares: a internet está recheada de perigos escondidos, principalmente para as crianças e adolescentes, já que devido a pouca idade e maturidade, tornam-se alvos fáceis para criminosos e pessoas mal-intencionadas.

Somente no mês de dezembro de 2017, o app de segurança DFNDR Security bloqueou mais de 17 milhões de ataques via links maliciosos e malwares. “É extremamente importante que os pais estejam atentos a todos os sites e páginas que os filhos acessam, evitando que eles sejam expostos a conteúdos impróprios e perigosos. A segurança no mundo digital é tão necessária quanto no mundo real”, explica Simoni, Diretor do DFNDR Lab.

Como manter as crianças seguras na internet

Os especialistas do DFNDR Lab, laboratório especializado em cibercrime, listaram 5 dicas de cuidados que os pais precisam ter para manter seus filhos protegidos na rede:

1 – Ensine seu filho a não divulgar dados, fotos ou informações sobre rotinas
Instrua os pequenos a não divulgar dados pessoais ou detalhes de sua rotina diária. “Pessoas mal-intencionadas podem estar de olho na conta do seu filho. Ao publicar, por exemplo, que a criança estará viajando com os pais ou indo para a escola em um determinado horário, criminosos podem invadir sua casa ou até sequestrar seu filho na rua”, alerta Simoni. Outra dica importante é não postar fotos íntimas e nem enviá-las de forma privada para outras pessoas. Se o celular ou computador estiver infectado com algum malware, todos os dados contidos no aparelho podem ficar vulneráveis a hackers.

2 – Tenha cuidado com phishing e malwares
Criminosos criam diversos golpes para tentar roubar seus dados, contas bancárias e causar algum tipo de prejuízo financeiro. Os ataques costumam vir disfarçados em e-mails, mensageiros, como o WhatsApp e até em páginas falsas de marcas famosas nas redes sociais. Por isso, é preciso ensinar as crianças para não confiar em mensagens chamativas que prometem presentes ou baixar arquivos duvidosos.

Uma dica para garantir mais segurança aos seus filhos é utilizar um antivírus que tenha função de anti-phishing no celular. O DFNDR Security, por exemplo, é o único app de segurança que oferece proteção em tempo real contra ataques dentro do WhatsApp, SMS e Messenger. Ele detecta e avisa se um link é perigoso assim que você recebe uma mensagem maliciosa. O app é totalmente grátis e você pode baixar aqui.

Leia também: 5 dicas para se proteger de golpes na internet

3 – Vigie os contatos das redes sociais
Verifique constantemente os contatos e bate-papo que seu filho possa ter nas redes sociais. Oriente para que ele não aceite solicitações de amizades e conversas de desconhecidos. Lembre-o que a internet facilita o anonimato e que é impossível garantir que uma pessoa é realmente quem diz ser. É importante, também, ficar atento às regras de idade mínima para criar contas nas redes sociais, como o Facebook, por exemplo, que só permite usuários com mais de 13 anos de idade.

4 – Use controle parental
Existem diversas ferramentas e filtros que os pais podem instalar em computadores e celulares para controlar e restringir todo conteúdo acessado pelas crianças. É possível controlar a navegação, bloquear sites e usuários que possam ser perigosos. “Os pais podem garantir mais segurança aos seus filhos ativando o Controle dos pais nos dispositivos utilizados pelas crianças. Assim, você evita que seu filho acesse conteúdos impróprios, como jogos, apps e fotos, além de manter longe pessoas mal-intencionadas”, completa Simoni.

Nos aparelhos com sistema Android, você pode controlar o que os pequenos baixam ou compram na Play Store. Basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Abra o app da Play Store e toque no símbolo do Menu.
  • Depois, toque em Configurações e procure a opção Controle dos Pais.
  • Ative a função e crie um PIN de acesso. Agora, você pode personalizar o Controle dos Pais como desejar, restringindo músicas, apps, jogos e filmes.

Para usuários de IOS, também é possível ativar o controle parental, como mostrado nas imagens abaixo:
  • Toque em Ajustes na tela do seu aparelho. Selecione a opção Geral e, depois, toque em Restrições.
  • Toque em Ativar restrições e, em seguida, crie um código de acesso. Agora, basta personalizar as opções da forma que desejar.

5 – Converse com seu filho
Atualmente, é impossível impedir que as crianças tenham acesso à internet. Por isso, é muito importante conscientizá-las sobre como fazer bom uso da rede e tirar o melhor que ela tem a oferecer. Fique atento a qualquer sinal de mudança de comportamento que seus pequenos possam ter e dê a eles todo suporte necessário para que naveguem tranquilos. Manter as crianças seguras na internet é possível, sim!

*Texto publicado anteriormente em 23 de setembro de 2015.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás