Categorias: Privacidade

5 dicas para ter mais privacidade no Facebook

Vira e mexe a gente se pergunta: será que dá pra ter privacidade usando o Facebook? A real é que dá, sim. Se você nunca vasculhou o menu de configurações, talvez nem saiba que ali existem opções que podem ser editadas para garantir que a sua navegação na rede seja mais segura, sem tanta invasão de privacidade. Vamos às dicas?

1. Não permita que os anúncios usem seus dados

Toda vez que um anúncio é exibido no Facebook, ele faz uso de informações suas que são coletadas ao longo do tempo em que você está online. É como se ele registrasse os seus hábitos para saber o que tem mais apelo para você na hora de exibir uma propaganda. E dá certo.

Para proibir que a plataforma de anúncios do Facebook tenha acesso a essas informações, siga este caminho: Configurações > AnúnciosAnúncios com minhas ações sociais. Clique em Editar e desça até o botão de seleção. Se estiver em “Apenas meus amigos”, mude para “Ninguém”.

2. Evite ser rastreado pelo Facebook quando estiver fora da rede

Seguindo a mesma lógica do que falamos ali em cima, o Facebook também rastreia o que você faz quando está fora da rede. O intuito, como antes, é entender o seu perfil para apresentar anúncios relevantes para você. Quer mudar isso? Siga a dica:

Na mesma tela da dica 1, localize a primera opção, “Anúncios baseados no meu uso de sites e aplicativos”. Clique em Editar. Se o botão de seleção indicar Ativado, mude para Desativado.

3. Revise os apps conectados ao seu perfil

Quantas vezes você não poupou tempo fazendo login num serviço ou app novo usando o seu perfil do Facebook? Você não precisa deixar de contar com essa praticidade, mas é bom, de vez em quando, revisar os apps que estão na lista.

Remova tudo o que não usa mais, principalmente o que for relacionado a testes e jogos online. Para chegar nessa tela, vá em ConfiguraçõesAplicativos. Na aba “Conectados com o Facebook”, identifique os apps que quer remover da lista e clique no “X”. Um aviso vai aparecer na tela. Clique novamente em Remover.

4. Esconda seu perfil dos sites de busca

Se você se preocupa muito com a sua privacidade, considere tirar seu perfil dos resultados de busca de mecanismos como o Google.

Para conseguir isso, vá em Configurações Privacidade. Na aba “Quem pode me procurar”, encontre a última opção, “Você deseja que mecanismos de busca fora do Facebook se vinculem ao seu perfil?”. Clique em Editar e desmarque a caixa “Permitir que mecanismos de busca fora do Facebook vinculem ao seu perfil”. Quando o aviso aparecer na tela, confirme Desativar.

5. Bloqueie conteúdo indesejado

Se os algoritmos do Facebook estiverem selecionando conteúdo de publicidade que não seja do seu agrado, basta que você clique na setinha à direita, no topo do anúncio, e selecione a opção Ocultar anúncio. Um aviso vai surgir na tela perguntando por que você tomou essa decisão. Basta escolher a opção que melhor represente as suas necessidades para mostrar ao Facebook o que você não quer ver.

E aí, você tem outras dicas do que fazer para garantir mais privacidade no Face? Compartilhe nos comentários!

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás