5 dicas para ter mais privacidade no Facebook

Descubra como evitar que o Facebook rastreie seus hábitos e exponha seu perfil nos mecanismos de busca

Vira e mexe a gente se pergunta: será que dá pra ter privacidade usando o Facebook? A real é que dá, sim. Se você nunca vasculhou o menu de configurações, talvez nem saiba que ali existem opções que podem ser editadas para garantir que a sua navegação na rede seja mais segura, sem tanta invasão de privacidade. Vamos às dicas?

1. Não permita que os anúncios usem seus dados

Toda vez que um anúncio é exibido no Facebook, ele faz uso de informações suas que são coletadas ao longo do tempo em que você está online. É como se ele registrasse os seus hábitos para saber o que tem mais apelo para você na hora de exibir uma propaganda. E dá certo.

Para proibir que a plataforma de anúncios do Facebook tenha acesso a essas informações, siga este caminho: Configurações > AnúnciosAnúncios com minhas ações sociais. Clique em Editar e desça até o botão de seleção. Se estiver em “Apenas meus amigos”, mude para “Ninguém”.

2. Evite ser rastreado pelo Facebook quando estiver fora da rede

Seguindo a mesma lógica do que falamos ali em cima, o Facebook também rastreia o que você faz quando está fora da rede. O intuito, como antes, é entender o seu perfil para apresentar anúncios relevantes para você. Quer mudar isso? Siga a dica:

Na mesma tela da dica 1, localize a primera opção, “Anúncios baseados no meu uso de sites e aplicativos”. Clique em Editar. Se o botão de seleção indicar Ativado, mude para Desativado.

3. Revise os apps conectados ao seu perfil

Quantas vezes você não poupou tempo fazendo login num serviço ou app novo usando o seu perfil do Facebook? Você não precisa deixar de contar com essa praticidade, mas é bom, de vez em quando, revisar os apps que estão na lista.

Remova tudo o que não usa mais, principalmente o que for relacionado a testes e jogos online. Para chegar nessa tela, vá em ConfiguraçõesAplicativos. Na aba “Conectados com o Facebook”, identifique os apps que quer remover da lista e clique no “X”. Um aviso vai aparecer na tela. Clique novamente em Remover.

4. Esconda seu perfil dos sites de busca

Se você se preocupa muito com a sua privacidade, considere tirar seu perfil dos resultados de busca de mecanismos como o Google.

Para conseguir isso, vá em Configurações Privacidade. Na aba “Quem pode me procurar”, encontre a última opção, “Você deseja que mecanismos de busca fora do Facebook se vinculem ao seu perfil?”. Clique em Editar e desmarque a caixa “Permitir que mecanismos de busca fora do Facebook vinculem ao seu perfil”. Quando o aviso aparecer na tela, confirme Desativar.

5. Bloqueie conteúdo indesejado

Se os algoritmos do Facebook estiverem selecionando conteúdo de publicidade que não seja do seu agrado, basta que você clique na setinha à direita, no topo do anúncio, e selecione a opção Ocultar anúncio. Um aviso vai surgir na tela perguntando por que você tomou essa decisão. Basta escolher a opção que melhor represente as suas necessidades para mostrar ao Facebook o que você não quer ver.

E aí, você tem outras dicas do que fazer para garantir mais privacidade no Face? Compartilhe nos comentários!

Tags: