Mesmo que você ainda seja jovem, deve ter um avô ou avó que tenta se inserir no mundo digital. Os idosos estão mais suscetíveis a golpes por compreender pior as ameaças que rondam a internet. Mais que ajudar aquele ente familiar a fazer parte da comunidade virtual, indique estas cinco dicas básicas que podem ajuda-lo a se prevenir de golpes e roubos de identidade na web.
Nunca clique em links no corpo da mensagem ou abra anexos de e-mails de remetentes que não conheçam, além dos que divulgam ofertas mirabolantes, que indicam mais probabilidade de golpes que nível de sorte.
Sempre ignore e-mails de bancos e instituições financeiras pedindo para acessar links ou abrir anexos para trocar senhas ou confirmar dados. Esta é a forma mais comum utilizada por hackers para instalar malwares em computadores das vítimas. Entre em contato com o banco ou empresa sempre que isso acontecer.
Não anote senhas em locais de fácil acesso e nem informe-as a terceiros. Trocar a senha a cada mês ou dois meses também é o ideal.
Busque na barra de endereços pelo prefixo “httpS”, que indica que o site usa criptografia para codificar as suas informações. Estes sites são mais seguros.
Em caso de morte, não informe muitos dados no obituário, como data de nascimento, nome da mãe e do pai, ocupação e data de nascimento. Criminosos podem utilizar estas informações para criar novas contas em nome do falecido.
Recentemente, a reportagem da CNN Brasil destacou que mais de 180 milhões de endereços de…
A revolução da inteligência artificial trouxe inúmeros benefícios para o nosso dia a dia —…
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…