Categorias: Cibersegurança

A PSafe não trabalha mais com co-instalação, entenda por quê

E você, sabe o que é co-instalação? Mesmo que a resposta seja não, provavelmente já foi alvo dessa conduta se já baixou algum aplicativo, software ou jogo gratuito pela Internet. Essa é uma prática comum do mercado digital que permite a sites de download (e a empresas de software que os pagam para isso) instalar outros programas que não apenas o escolhido pelo usuário em suas máquinas. É principalmente assim que sites de downloads ganham dinheiro, fora a receita publicitária de anunciantes.

Como funciona:

Os sites de download promovem leilões entre diversas empresas de software com atuação online e, de acordo com o valor desembolsado, distribuem o software em conjunto com outros programas mais baixados do site – em suma, criam um “pacote” em que o programa escolhido pelo usuário vem acompanhado do aplicativo ou software pertencente à empresa que pagou mais caro para a co-instalação. Quanto mais a empresa paga, maior o volume de distribuição entre os softwares; e, muitas vezes as instalações são feitas de forma silenciosa (ou seja, o usuário nem sequer sabe ou aprova a instalação do aplicativo adicional em seu PC ou Android). Outras vezes, como nas imagens abaixo, um pequeno descuido ao avançar etapas, o usuário autoriza a instalação desses programas.

Por que fizemos?

Esta é uma forma que empresas usam para se fazerem conhecidas entre o público potencial. Em 2010, quando a PSafe foi fundada, esta já era uma prática disseminada no mercado online. Para gerar conhecimento de seus softwares e conseguir maior volume de feedback de usuários, nós da PSafe lançamos mão desta ferramenta e trabalhamos em parceria com alguns sites brasileiros que oferecem o serviço.

Por que decidimos parar?

Porque ouvimos vocês e percebemos que esta prática está sendo usada indiscriminadamente e não apenas por empresas idôneas. A prática de co-instalação está sendo mal feita no Brasil e muito utilizada para distribuir malware e programas espiões, que dificilmente podem ser deletados dos computadores depois de instalados. Muitos sites começaram a mascarar a opção de o cliente desmarcar o download de outros programas além do escolhido, dificultando assim a visualização do que está sendo efetivamente instalado e, com isso, enganando o cliente.

Nós da PSafe não compactuamos com a omissão desses sites em averiguar com cuidado a saúde dos programas oferecidos e não endossamos esta prática perigosa para os usuários finais. Por isso, percebendo a piora do serviço e a rejeição do usuário a esta prática, decidimos abandonar qualquer prática de co-instalação.

Mais que isso, lançamos nossa própria central de downloads para atender a demanda por segurança e transparência manifestada por diversos e numerosos clientes brasileiros e latino-americanos: o PSafe Internet, um navegador que garante uma navegação segura na Internet, bloqueando anúncios, pop-ups e sites maliciosos, e também oferecemos uma central de downloads de programas livres de co-instalação e vírus, o PSafe Downloads. Elegendo a PSafe como sua central de downloads, você garante que jamais será vítima dessa prática novamente.

Acreditamos que a segurança, a privacidade e a confiança de nossos usuários são fundamentais, e sempre serão prioridade. Com o PSafe Internet e o PSafe Downloads, os usuários terão a certeza de que nada além do programa selecionado será instalado em seu computador, e nenhum tipo de vírus ou outras ameaças jamais serão distribuídos pelo canal.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás