Uma foto de perfil no Facebook pode dizer muito sobre uma pessoa, não é mesmo? Segundo pesquisadores do Centro de Psicometria da Universidade de Cambridge, ela pode dar uma informação ainda mais importante: o nível de inteligência de cada um. Isso porque eles desenvolveram um algoritmo capaz de analisar e avaliar o quão inteligente é cada usuário de uma rede social apenas com base na sua foto principal.
Leia mais: Perfil do Facebook bloqueado? Entenda e aprenda o que fazer
Segundo a novidade, muitos fatores influenciam a avaliação final de uma foto: postura perante à câmera, roupas escolhidas, cenário, presença de outras pessoas e demais elementos. Para o algoritmo, pessoas mais inteligentes tendem a vestir verde e evitar as cores rosa, roxo ou lilás. Além disso, aparecem sempre bem focalizadas nas imagens e possuem um fundo bem neutro e discreto.
O algoritmo foi concebido graças a diversos testes realizados pelos pesquisadores. Primeiro, avaliaram a foto de perfil de 1.122 usuários diferentes que se submeteram a testes de QI. Depois, combinaram os resultados obtidos no teste com os padrões encontrados nas imagens. Também foi lembrado o fato de que, graças aos nossos conceitos e cultura, tendemos a julgar de formas diferentes as pessoas pela sua aparência. Assim, o algoritmo é capaz não só de avaliar o quão inteligente uma pessoa realmente é pela sua foto, como também o quanto outras pessoas acham ela inteligente.
Já pensou como você seria avaliado? Dê sua opinião em nossos comentários!
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…