Ciberataques

Ameaças de vírus a smartphones crescem 137% em março

Na edição de março do mapa de ameaças digitais do Brasil, a PSafe identificou e bloqueou cerca de 8,3 milhões de tentativas de infecção de vírus nos smartphones Android, um aumento de 137% comparado ao mês anterior.

Com exatos 8.259.136 casos de programas maliciosos, o Laboratório de Análise de Malwares da PSafe (SafeLab) registrou o maior número de ameaças desde que produz o relatório.

Leia também: Android é o sistema mais atacado por vírus

Três estados do sudeste ainda são os locais mais afetados. São Paulo lidera a lista (27,5%), seguido pelo Rio de Janeiro (11,4%) e Minas Gerais (8,6%).

Trojans (que chegam por meio de arquivos de música, mensagens de e-mail e sites) e Adwares (tentativas de ataque a partir de anúncios maliciosos) foram as ameaças mais recorrentes entre todas as registradas no país, respondendo juntas por 77% dos ataques bloqueados pela PSafe.

Como se proteger

Os dados do Mapa de Ameaças Digitais do Brasil foram coletados a partir das tentativas de ataques barradas pelo aplicativo PSafe TOTAL, assistente virtual de segurança e desempenho criado para proteger e evitar ataques maliciosos a smartphones com sistema operacional Android. 

O app tem 21 milhões de usuários ativos e pode ser encontrado no Google Play. E o melhor: é gratuito!

Posts Recentes

Um dos maiores vazamentos de senhas da história? Veja se você foi afetado

Um vazamento de senhas com proporções gigantescas acendeu um alerta global de segurança: pesquisadores da…

Aquele QR Code colado na mesa do bar durante o jogo: você escanearia sem pensar?

Você está no bar, o jogo começou e a mesa tem um QR Code para…

Você reconheceria uma página de login falsa em 5 segundos? Faça o teste

Antes de continuar lendo, imagine a seguinte cena: chega uma mensagem avisando que sua conta…

Usar a internet do celular é sempre mais seguro que Wi-Fi público. Mito ou verdade?

Você está em um aeroporto e precisa acessar o aplicativo do banco. Qual opção escolheria:…

O que aconteceu com o Nubank? Mensagem inesperada gera confusão entre clientes

Clientes do Nubank foram surpreendidos na sexta-feira, 12 de junho, por uma mensagem informando uma…

Transmissões da Copa 2026: como separar os links seguros dos perigosos

Faltam poucos minutos para o jogo. Você procura um streaming da Copa 2026 e recebe,…