Categorias: Cibersegurança

Anatel anuncia mudanças no uso das telefonias fixa e móvel

O que muda para quem usa telefone público

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, em junho, o novo regulamento de telefonia fixa. Um dos principais problemas enfrentados pela agência é a implantação de novas formas de pagamento para fazer ligações em telefones públicos. Isso porque a empresa que fabrica os tradicionais cartões de orelhão anunciou em março que vai cessar a produção.

Assim, os diretores decidiram incluir no regulamento a possibilidade de os usuários fazerem ligações gratuitas se não tiverem oferta de cartões nos pontos de venda.

Outra novidade no regulamento é que serão permitidas publicidades quando o usuário for fazer a ligação. Dessa forma, o cliente terá redução da tarifa ou ficará isento. Não ficou claro, porém, como será o sistema para quem não quiser ouvir a publicidade, e como será a discagem para evitar ouvir a propaganda.

A tentativa da Anatel ao permitir a publicidade tanto nas ligações como nas pinturas dos orelhões é dar rentabilidade a esses aparelhos. Houve uma estagnação no uso dos telefones públicos, pois eles estão com pouca atratividade. A agência vai tentar ainda que várias operadoras façam uso do mesmo orelhão, abrindo a competição entre elas.

Redução nas tarifas de celular

A Anatel também aprovou uma proposta para reduzir os valores das ligações de celulares entre operadoras diferentes. Até 2019, o Valor de Remuneração de Uso de Rede da telefonia móvel (VU-M) deverá ser reduzido em mais de 90%, passando dos atuais R$ 0,23 para R$ 0,02. O VU-M é o valor que as operadoras de celular pagam para usar a rede de outras empresas.

“Esta redução de preços de interconexão deverá se refletir nos preços dos serviços de telefonia ofertados pelas empresas ao consumidor, pois haverá aumento da competição no setor”, diz a agência. De acordo com a norma aprovada, os valores dessas tarifas estarão referenciados aos custos e serão reduzidos gradativamente até o nível de custo eficiente de longo prazo.

Com a medida, a Anatel espera que os preços das ligações entre operadoras diferentes fiquem mais próximos dos preços cobrados para chamadas entre usuários da mesma empresa. Assim, o consumidor não precisará de vários aparelhos celulares ou vários chips em um mesmo celular para fazer chamadas para outras operadoras.

As reduções nos valores de interconexão também deverão impactar o preço das chamadas fixo-móvel, que deverão ter uma redução substancial, segundo a agência.

Para aprovar a norma, o conselho diretor da Anatel analisou os impactos das reduções de VU-M já implementadas em 2012 e 2013, que não geraram resultados negativos para o setor nem redução de investimentos ou lucros das empresas.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás