Categorias: Cibersegurança

Apple confirma aplicativos maliciosos dentro da App Store

‘Não existe vírus para Iphone’. Esta frase, citada por muitos fãs do sistema IOS para justificar a segurança de seu dispositivo, ‘caiu por terra’ neste domingo. A Apple confirmou que uma ferramenta usada por desenvolvedores de softwares foi copiada e modificada por hackers para inserir um ‘código malicioso’ em apps disponíveis na App Store. Segundo pesquisadores da Palo Alto Networks, empresa de segurança on-line, cerca de 40 aplicativos estão com o ‘malware’, podendo afetar milhões de usuários do sistema.

 Veja também: Falha de segurança da Apple pode deixar você vulnerável

A lista de apps infectados incluem aplicativos muito populares na China, como o ‘Didi Kuaidi’, e outros mundialmente conhecidos, como o ‘WeChat’ (com cerca de 500 milhões de usuários).

Ao baixar os aplicativos infectados, o código malicioso pode abrir sites que ‘contaminarão’ o dispositivo móvel com ‘malwares’. O código também abrirá ‘pop-ups’ pedindo senhas e informações do ID Apple dos usuários.

Os ataques dos ‘hackers’ foram feitos em uma ferramenta chamada Xcode, usada para desenvolver aplicativos. As versões infectadas da ferramenta foram encontradas em um serviço de hospedagem em nuvem da empresa chinesa Baidu. Após ser avisada que hospedava ferramentas contaminadas, o Baidu tirou do ar as versões contaminadas do Xcode. Segundo a Apple,  as versões infectadas da ferramenta estavam disponíveis apenas para os desenvolvedores que tinham desativado as informações de segurança da empresa.

Segundo Christine Monaghan, porta-voz da Apple, a empresa está removendo todos os aplicativos que foram criados com o software falsificado. Ainda não se sabe quantas pessoas foram atingidas pelo ‘malware’.  O ‘malware’ foi descoberto na semana passada, dentro do aplicativo Weibo, versão chinesa do microblog Twitter.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás