Atenção para não ser vítima de phishing! Ao receber um e-mail, a primeira coisa a ser verificada é sua origem. Vamos para a análise do e-mail acima recebido por um leitor.
O conteúdo do e-mail revela que o Apple ID do usuário foi bloqueado devido a um acesso por um computador não autorizado. Vejamos: tanto o iCloud, como o Apple ID são mantidos pela Apple, o que nos faz esperar que qualquer comunicação e contato da empresa sejam via canal oficial da Apple.
NÃO é o caso deste e-mail!
Como podemos observar em uma análise superficial, o e-mail foi enviado por um domínio diferente do esperado, neste caso “info.com (service@info.com)”. Só isso já seria o bastante para não clicar em nenhum link deste e-mail e delatá-lo imediatamente.
Além disso, no e-mail diz que a conta do usuário foi bloqueada, então por que não acessar o site oficial e tentar logar na sua conta para confirmar se ela realmente foi bloqueada?
A pressa e a não verificação de questões básicas como estas podem ser suas maiores inimigas da segurança online.
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…
Você já ouviu falar em Zero Trust? O termo, que significa “confiança zero”, é uma…
O cenário da segurança digital está mais desafiador do que nunca para usuários de…
As fraudes digitais direcionadas ao popular sistema de pagamento Pix do Brasil aumentaram drasticamente nos…
O avanço da tecnologia e, especialmente, da inteligência artificial (IA) está transformando o cenário da…
A XP Investimentos, uma das maiores corretoras do Brasil, confirmou um incidente de segurança que…