Categorias: Mercado

Android poderá detectar a orelha do dono com a tecnologia Bodyprint

Já vimos que dá para proteger o nosso smartphone de diversas formas. Impressão biométrica, comandos de voz, senhas…. Não faltam opções! Mas e se o Android virasse um escaner, que identificasse a orelha do dono e permitisse apenas que ele atendesse as ligações? Essa realidade já existe e é o conceito por trás do Bodyprint, criado pelos laboratórios de pesquisa da Yahoo!

Segundo os pesquisadores Christian Holz, Senaka Buthpitiya e Marius Knaust, o Bodyprint é projetado para detectar diferentes partes do corpo de um indivíduo e utilizar essas informações como meio de segurança. Assim, ele é capaz de reconhecer tanto o ouvido do dono do dispositivo, como também a sua pegada, seja pelo punho ou pela forma como a sua mão e dedos se dispõem na tela no momento em que ele atende uma ligação.

O funcionamento também seria supersimples. O aplicativo estabelece essa condição toda vez que o usuário recebe uma chamada e somente dá o acesso quando ela é atingida. Dessa forma, somente a pessoa cadastrada será capaz de atender uma ligação no celular. E se está preocupado com a eficácia dessa nova tecnologia, testes realizados com partes do corpo de 12 pessoas diferentes trouxeram como resultado uma assertividade de 99,98%.

O único inconveniente mesmo é o fato de que, devido à baixa resolução da tela dos smartphones, o Bodyprint permite apenas a detecção de objetos maiores. Não seria possível, por exemplo, fazer a leitura da impressão digital dos nossos dedos.

De toda forma, ainda não há uma data prevista de quando essa inovação chegará ao mercado, pois os pesquisadores desejam que mais testes sejam realizados na tecnologia. E você, o que achou da novidade?

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…