Android poderá detectar a orelha do dono com a tecnologia Bodyprint

A nova tecnologia Bodyprint identifica partes do corpo do dono do smartphone e bloqueia que pessoas estranhas atendam suas ligações. Entenda!

Já vimos que dá para proteger o nosso smartphone de diversas formas. Impressão biométrica, comandos de voz, senhas…. Não faltam opções! Mas e se o Android virasse um escaner, que identificasse a orelha do dono e permitisse apenas que ele atendesse as ligações? Essa realidade já existe e é o conceito por trás do Bodyprint, criado pelos laboratórios de pesquisa da Yahoo!

Segundo os pesquisadores Christian Holz, Senaka Buthpitiya e Marius Knaust, o Bodyprint é projetado para detectar diferentes partes do corpo de um indivíduo e utilizar essas informações como meio de segurança. Assim, ele é capaz de reconhecer tanto o ouvido do dono do dispositivo, como também a sua pegada, seja pelo punho ou pela forma como a sua mão e dedos se dispõem na tela no momento em que ele atende uma ligação.

O funcionamento também seria supersimples. O aplicativo estabelece essa condição toda vez que o usuário recebe uma chamada e somente dá o acesso quando ela é atingida. Dessa forma, somente a pessoa cadastrada será capaz de atender uma ligação no celular. E se está preocupado com a eficácia dessa nova tecnologia, testes realizados com partes do corpo de 12 pessoas diferentes trouxeram como resultado uma assertividade de 99,98%.

O único inconveniente mesmo é o fato de que, devido à baixa resolução da tela dos smartphones, o Bodyprint permite apenas a detecção de objetos maiores. Não seria possível, por exemplo, fazer a leitura da impressão digital dos nossos dedos.

De toda forma, ainda não há uma data prevista de quando essa inovação chegará ao mercado, pois os pesquisadores desejam que mais testes sejam realizados na tecnologia. E você, o que achou da novidade?

Tags: