Brasileiros criam algoritmo capaz de detectar COVID-19 pela tosse

Pesquisadores do Grupo CyberLabs estão entre os ganhadores de uma competição do principal evento de processamento de fala do mundo, o Interspeech 2021, com estudo desenvolvido para detectar a COVID-19 por meio da tosse.

Com metodologia baseada em Inteligência Artificial (I.A.), os pesquisadores utilizaram amostras de fala e tosse de pessoas saudáveis e infectadas pelo coronavírus para identificar quem estava infectado pelo vírus. Como resultado, conseguiram alcançar a marca de 75,9% de identificação por meio da tosse.

Para o desafio, foram disponibilizadas algumas horas de tosse e fala, conforme explica Edresson Casanova, pesquisador do Grupo CyberLabs: “primeiramente, exploramos várias técnicas de I.A. para análise de áudios. Essas IAs foram previamente expostas a mais de 2 milhões de áudios diferentes de 527 categorias.

Após, ajustamos as IAs para processarem áudios especificamente de COVID-19, em conjunto com técnicas para aumentar a diversidade dos dados, o que nos possibilitou criar um programa que acerta 75,9% do tempo quando um áudio de tosse é de uma pessoa com COVID-19 ou não e acerta 70,3% do tempo quando um áudio de fala é de uma pessoa infectada pelo coronavírus ou não. Consequentemente, esses resultados nos permitiram ganhar a competição”

O Grupo CyberLabs é o líder em Inteligência Artificial na América Latina e investe em tecnologia de ponta, pesquisas e profissionais de excelência para levar para a sociedade soluções baseadas em I.A. “Os últimos meses foram transformadores em vários sentidos, inclusive na área digital. Vimos empresas tendo que se adaptar rapidamente a novos modelos e a IA foi um facilitador nesse processo, pois o torna mais rápido, seguro, eficiente e eficaz”, ressalta o presidente do Grupo CyberLabs, Marco DeMello.

O presidente afirma que: “Esse é mais um exemplo de como a I.A. pode revolucionar a vida da humanidade. O desenvolvimento da própria vacina contra a COVID-19, que também aplicou I.A., demonstra o quanto o uso da Inteligência Artificial é transformador e precisa ser o quanto antes democratizado”.

A descoberta dos pesquisadores certamente é de grande valia para a sociedade e encontra-se em fase de validação de viabilidade. Segundo os pesquisadores, os próximos passos da descoberta serão avaliados com uma possível inclusão de parceiros estratégicos.

Participaram do estudo os pesquisadores Edresson Casanova e Lucas Rafael Stefanel Gris, que fazem parte do time da CyberLabs de Pesquisa e Desenvolvimento. Houve ainda a participação dos pesquisadores Arnaldo Candido Jr., Ricardo Corso Fernandes Jr., Marcelo Finger, Moacir A. Ponti e Daniel Peixoto Pinto da Silva.

Danielly Diniz

Relações públicas no Grupo CyberLabs. Formada em Jornalismo, atua na área de comunicação há mais de dez anos. Com o apoio dos especialistas do dfndr lab, escreve sobre golpes virtuais, vulnerabilidades na internet, ciberataques e Inteligência Artificial (IA).

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás